Vazou tudo! Óculos com tela transparente da Meta aparecem em vídeo; assista
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Um vídeo vazado na última segunda-feira (15) revelou os novos óculos de realidade aumentada da Meta. O dispositivo, desenvolvido sob o codinome "Hypernova", será lançado com a marca Ray-Ban.
- Óculos inteligente: saiba o que dá para fazer com eles
- Tendência: mercado de óculos inteligentes dispara na China
Embora Meta e Ray-Ban já tenham parceria recente com óculos inteligentes, a nova geração promete entregar um salto de tecnologia por meio de um display integrado à lente.
De acordo com o vídeo, essa tela permitirá a interação com a inteligência artificial via Meta AI, além da navegação em mapas e da tradução de placas.
Além disso, o conteúdo do display é visível apenas para o usuário, sem acesso por parte de outras pessoas em redor.
O controle deve ser feito por uma pulseira que usa eletromiografia (EMG), uma técnica que permite a tradução de movimentos dos dedos e das mãos em comandos digitais.
No vídeo, a pessoa escreve uma mensagem ao apenas deslizar o dedo em uma superfície. O gesto é captado e transformado em texto pela pulseira.
Óculos da Meta e Oakley também serão lançados
Além da linha Ray-Ban, haverá uma parceria separada com a Oakley, com óculos baseados no modelo Sphaera.
Essa versão deve incluir uma câmera central entre as lentes. Espera-se que a variante seja focada em atletas de alta performance.
Portanto, os modelos da Oakley não devem trazer display integrado, e seriam mais semelhantes aos Meta Ray-Ban de geração atual.
Estima-se que o preço inicial dos novos óculos da Meta fique na casa dos US$ 800, ou R$ 4.246 em conversão direta. Mais detalhes são esperados em apresentação de Mark Zuckerberg no Meta Connect, evento que acontece ainda esta semana.
Leia mais no Canaltech:
- Novo robô aspirador "espalha Bom-Ar" pela casa enquanto limpa o chão
- Galaxy S26: novo celular top da Samsung será bem mais poderoso; entenda
- NVIDIA desmente fim das RTX 50 Founders Edition para a chegada das RTX 50 SUPER