Review Zhiyun Smooth 4 | O gimbal ideal para ser criativo com o celular

Review Zhiyun Smooth 4 | O gimbal ideal para ser criativo com o celular

Por Jucyber | Editado por Wallace Moté | 22 de Junho de 2021 às 11h05
Ivo/Canaltech

A Zhiyun possui um grande destaque no mercado de estabilizadores para celulares e câmeras. Sabendo dessa popularidade, a fabricante lançou há alguns anos o gimbal Smooth 4, que traz evoluções importantes, quando comparado com o antecessor, e deixa capturas mobile ainda mais versáteis.

Graças ao motor de 3 eixos, o ajuste de equilíbrio continua sendo o principal diferencial deste produto, que ainda chama a atenção do público, mesmo com quase três anos de existência e diversos concorrentes.

Será que ainda vale a pena comprar o Zhiyun Smooth 4 ao invés dos concorrentes? Veja na análise completa!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Prós

  • Motor com ajuste de três eixos
  • Diversos botões de controle
  • Recursos variados no aplicativo
  • Estabilidade ajustável
  • Carregamento reverso via cabo

Contras

  • Ausência de um joystick
  • Peso

Design e Construção

O Zhiyun Smooth 4 tem um formato mais robusto do que o antecessor e isso se reflete também no peso final do produto. Somando com o celular acoplado nele, para uso por longas horas, pode ser incômodo ficar segurando-o.

  • Dimensões: 123 x 328 x 105 mm
  • Peso: 547 gramas ou 888 gramas com o tripé

Eu tenho o pulso um pouco mais frágil do que a maioria das pessoas por conta da tendinite. Por este motivo, segurar o gimbal por 20 minutos já foi tempo suficiente para que a dor começasse a se intensificar. 

Corpo do Zhiyun Smooth 4 (Imagem: Ivo/Canaltech)

Porém, parece evitar dores desnecessárias, a Zhiyun também disponibiliza um tripé na embalagem, aumentando a firmeza do aparelho para ficar mais estável em locais variados. O fato da entrada da base ser padrão da indústria possibilita que outros tipos de tripé seja acoplados a ele.

O topo, onde ficam os 3 eixos, a base para o celular e o ajuste de equilíbrio, é de metal e acaba sendo responsável por grande parte do peso final do produto. Mas, onde ficam os 14 botões e a área de apoio é tudo em plástico.

Em todo o corpo existe uma textura que dá um toque diferenciado ao dispositivo. Olhando a uma certa distância, é possível ter um resultado semelhante ao de gotículas de água, uma implementação puramente estética, que não influencia no uso.

Voltando para a parte de cima, existe uma trava de plástico que ajuda a manter o apoio na vertical, sendo muito útil para quem vai usar o acessório para gravações e fotografias para Stories do Instagram, TikTok e Kwai.

No braço do suporte estão os LEDs que servem para identificar a bateria restante. Tanto o suporte para o smartphone quanto o disco na lateral do Smooth 4 são revestidos em material emborrachado, o que dá mais firmeza no toque e evita que o celular, quando usado sem capinha, seja arranhado pelo metal.

Ergonomia

Ele é versátil, sendo ideal para uso amador e até mesmo profissional, para quem gosta de criar trabalhos diferenciados com o smartphone, sendo uma alternativa mais simples e leve do que os modelos para câmeras DSLR.

Ergonomia do Zhiyun Smooth 4 (Imagem: Ivo/Canaltech)

Antes de conectar ao aplicativo, é preciso balancear o gimbal de acordo com o peso do celular utilizado. A ação pode ser efetuada pelo único ajuste de equilíbrio presente no Zhiyun Smooth 4, onde está escrito “Lock”.

Coloque o celular dentro do suporte na posição na vertical, destrave a válvula e regule até que o smartphone fique bem ajustado na horizontal. Dessa forma, o software vai conseguir manter o controle do aparelho e criar as imagens do jeito desejado.

Ele possui três motores, que fazem os ajustes de posição para cada eixo, e isso deixa o gimbal suficientemente estável, e isso faz com que o celular não saia do local desejado para gravação.

Por padrão, ele não permite que o dispositivo móvel filme o teto ou o chão, porém é possível usar esses posicionamentos via ajuste manual, ou movimentando o gimbal com o botão superior na parte traseira pressionado.

Quando a captura for finalizada e quiser reajustar o smartphone para a posição padrão, basta dar dois toques no botão inferior, que também está localizado na parte de trás, mantendo sempre o padrão que foi programado.

Infelizmente o Zhiyun Smooth 4 não possui um joystick, como o DJI Osmo Mobile 4, e isso limita um pouco a versatilidade de uso para posicionamentos diferenciados. Seria interessante se o botão de ajuste do zoom pudesse ter funcionalidade dupla e servir para movimentar o gimbal na vertical. 

Conectividade

Algo que pode causar estranheza na estratégia de tecnologia da empresa é o fato do gimbal contar com duas entradas, sendo uma USB-C e outra micro-USB. Mas, existe um motivo para tal que é interessante, já que permite o carregamento reverso, que vai ser explicado em detalhes ao falar da bateria.

Antes de utilizar o Zhiyun Smooth 4, é preciso baixar uma atualização manual de firmware no site da fabricante, processo que pode ser feito neste link.

É bem simples fazer essa troca de arquivo para o uso: basta ligar o equipamento e conectar ao computador via entrada USB. Após a identificação, substitua o arquivo já presente na memória interna dele pelo baixado.

É importante fazer isso antes de utilizá-lo para remover bugs que tenham sido corrigidos pela fabricante no último update feito, por este motivo é essencial ficar acessando mensalmente o site para ver se existem updates, especialmente se estiver notando algum comportamento estranho.

Para ser utilizado, a conexão só é possível se o celular estiver com o Bluetooth e GPS ativados, bem como o aplicativo ZY Play, que pode ser baixado nos sistemas operacionais Android e iOS. Após esse processo, selecione o modelo dentro do app e espere a busca automática, sem precisar apertar qualquer botão.

Posteriormente, a identificação vai ser mais simples, mas há a necessidade das opções de conectividade do celular estarem ativadas. O app ainda mostra o nível de bateria do gimbal e as funcionalidades variadas.

Botões e funções

Como dito, o Zhiyun Smooth 4 possui quatorze botões, um disco central e outro na lateral, que possuem uso híbrido para oferecer ao usuário a oportunidade de explorar diferentes recursos via aplicativo.

Botões de controle do Zhiyun Smooth 4 (Imagem: Ivo/Canaltech)

Cada um deles traz uma funcionalidade que pode ser conferida em detalhes abaixo:

  • Botão em formato de alvo: quando ativado, serve para alterar o foco da câmera com auxílio do disco lateral;
  • Disco lateral: quando o botão alvo está ativado, é usado para foco, e, no momento que é desativado, existe a possibilidade de alternar o zoom digital;
  • Botão com um ponto vermelho: realiza gravações em vídeo;
  • Botão com uma câmera: tira fotos;
  • Botão PF: o celular acompanha o movimento do gimbal para direita e esquerda;
  • Botão L: o celular fica estático, independentemente do movimento do gimbal;
  • Botão power: liga e desliga o Smooth 4, além de mostrar o índice de carga do aparelho;
  • Disco central: possui quatro botões embutidos e, por ser giratório, ainda oferece uma navegação entre as opções de menu presentes no app;
  • Botão direcional para a esquerda: alterna entre câmera frontal e traseira;
  • Botão direcional para a direita: balanço de branco;
  • Botão direcional para baixo: acessa a galeria;
  • Botão direcional para cima: opções de resoluções para gravação;
  • Botão com raio: ativa a lanterna do smartphone;
  • Botão Menu: mostra diversas funções de ajuste de qualidade de imagem, recursos de captura, alterar coloração, balanço de branco, HDR etc;
  • Botão inferior na traseira: retorna o gimbal para a posição padrão;
  • Botão superior na traseira: mantém o celular estático na posição gravada ao pressioná-lo;

Nas funcionalidades, existem diversas opções que chamam a atenção de quem está fazendo uso do gimbal, deixando o uso prático ainda melhor. Como é o caso do “Slow-motion”, que grava vídeos em câmera lenta.

Porém, o resultado dessa opção vai variar de acordo com a taxa de frames por segundo (fps) que cada smartphone proporciona. Além disso, o processo de edição também vai influenciar na forma como o resultado vai ser exibido, mas dependerá da criatividade de cada um.

Com “Time-lapse”, dá para alternar diferentes períodos e quantidades de fotos, podendo modificar entre uma quantidade variada de fotos por minuto, bem como o tempo total para realizar este processo, criando as famosas capturas aceleradas.

Outro formato semelhante, mas que explora ainda mais a criatividade é o “Moving time-lapse”, onde existe a possibilidade de demarcação entre diversos pontos para que, no período estipulado, o celular faça diversas fotos e crie um vídeo em movimento, se baseando nos locais pré-definidos.

O mais legal desse recurso é que o usuário escolhe a posição inicial e final, ainda podendo ajustar para implementar pontos adicionais que serão capturados ao longo do time-lapse em movimento.

Bateria e Carregamento

A bateria do Zhiyun Smooth 4 tem 2.000 mAh, prometendo uma autonomia de até 12 horas em uso contínuo. Porém, na prática, ele se mostrou bem menos eficaz do que o esperado, onde o tempo máximo de antes de precisar de recarga foi de 6 horas.

Mesmo com esse ponto negativo, ele continua sendo altamente interessante por um diferencial inesperado que ele possui: carregamento reverso. Assim como alguns celulares, o gimbal permite a transmissão da energia do acessório para o smartphone que está sendo utilizado.

Porém, é preciso ter atenção ao realizar esse processo para evitar que o estabilizador fique sem bateria antes do esperado. Para evitar que isso aconteça, a marca traz a opção de usar uma power bank para continuar entregando carga ao equipamento.

Na prática, funciona da seguinte forma: na entrada USB-C, um cabo conectado com a power bank dá energia para o Zhiyun Smooth 4, enquanto outro cabo na entrada micro-USB e deve ser inserido no smartphone para que ele receba energia.

Apesar de ser algo intuitivo, é necessário ter conectores adicionais para que esse “mix de energia” seja efetuado com sucesso. Então, tenha atenção na hora de plugar os cabos para que as entradas não sejam danificadas.

Concorrentes Diretos

Estabilizadores não possuem muitas empresas concorrentes de qualidade, ao ponto de fazerem o usuário se sentir interessado em investir. Porém, atualmente uma marca que se destaca e já possui um histórico positivo dentro deste mercado é a DJI.

O Osmo Mobile 4 é o modelo com tecnologias equivalentes ao Smooth 4, mas ganha no fato de ser mais compacto, tendo quase metade do tamanho, e ainda trazer o joystick, que facilita o posicionamento do celular em diferentes ângulos.

Mas, quando se trata de experiência de uso, o modelo da Zhiyun ainda se destaca, pois o modo de recarga reversa e as opções do aplicativo realmente se tornam atrativos importantes para uso profissional.

Como se não bastasse a questão de recursos, o preço do aparelho da DJI é maior, e isso pode influenciar quem está interessado em comprar um gimbal e prefere optar pela alternativa com preço menor.

Conclusão

O Zhiyun Smooth 4 pode ser caracterizado com um facilitador de criatividade, ideal para filmakers profissionais e entusiastas que gostam de explorar a versatilidade que o mundo mobile proporciona.

Levando em conta o peso, ele não é o mais confortável ou compacto para transporte contínuo, já que não se encaixa muito bem em bolsas e mochilas, além do adicional do celular deixá-lo exagerado.

Zhiyun Smooth 4 (Imagem: Ivo/Canaltech)

Mas, o fato do aplicativo ser completo e conseguir entregar uma experiência de uso proporcional ao prometido se tornar um ponto interessante para os usuários que estão focados em ter o estabilizador.

Com base nisso, o aparelho vale a pena, principalmente para quem quer fazer uso contínuo, mesmo que precise lidar com o tamanho dele. O preço varia de acordo com o modo de compra, pois importado é R$ 490 e comprando diretamente do Brasil varia entre R$ 800 e R$ 950.

Sendo assim, é preciso calcular se vale o risco de ser taxado e pagar até 60% do valor ou evitar esse transtorno pagando quase o dobro diretamente no Brasil, então vai do desejo pessoal de cada um.

E aí, gostou do estabilizador para celular Zhiyun Smooth 4? Confere a oferta que separamos para você abaixo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.