Publicidade

Análise | Logitech G915 TKL: jogatina em qualquer lugar, com estilo e requinte

Por| 20 de Julho de 2020 às 11h18

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Logitech

Os PC gamers muitas vezes quebram a cabeça para escolher um bom teclado. As opções no mercado são muitas e cada uma traz um tipo de benefício, com diferentes perfis de switches, designs e capacidades técnicas. Para jogadores profissionais, no entanto, as variáveis são um pouco menores, pois as exigências são maiores, principalmente quanto ao tempo de resposta e ao conforto.

Um nicho que tem apresentado constante evolução no mercado de periféricos gamers é o dos teclados sem fio profissionais. Algumas marcas, porém, não têm conseguido aliar tudo o que é necessário para fazer produtos que consigam trazer componentes de primeira linha coligados a um desempenho seguro, mesmo com a conexão wireless. Mas se há uma marca que consegue fazer isso, e bem, é a Logitech. Uma das provas disso é a versão TKL do G915.

O G915 TLK é um teclado extremamente atraente e competente, realizando tudo aquilo que se propõe de maneira quase que perfeita. O preço salgado pode ser justificado pelas várias facetas que esse produto possui, além do seu acabamento, um dos pontos mais altos do acessório. Isso sem falar nos switches de perfil baixo, que facilitam em jogos em que é necessário fazer uso da velocidade de toque.

Continua após a publicidade

O Canaltech teve a chance de passar um tempo com essa belezinha e vai contar tudo para vocês agora.

Encaixa em qualquer ambiente

Antes de falarmos das valências na jogatina, vamos tratar de um dos pontos que farão você pensar seriamente em comprar um Logitech G915 TKL: a possibilidade de usá-lo sem fio. Neste caso, isso pode ser feito de duas maneiras: pela conexão LightSpeed e via Bluetooth.

Continua após a publicidade

No modo LightSpeed, a conexão é feita com receptor proprietário capaz de realizar uma conexão com tempo de resposta de 1ms. Já com a conexão via Bluetooth, a reação é um pouco mais lenta, mas nada que incomode durante as partidas.

A vantagem do Bluetooth, porém, é que podemos utilizar o G915 TLK em outros dispositivos, como celulares e tablets compatíveis. Quando conectamos no notebook, no entanto, algo estranho ocorreu: não foi possível personalizar as configurações de iluminação e de teclas, pois o software da Logitech, o Logitech G Hub, não o identificou. Isso, porém, pode ser resolvido quando espetamos novamente o receptor LightSpeed e alternamos a conexão novamente para o Bluetooth. Aí sim tudo resolvido. É bom destacar que essa alternância de conexões pode ser feita com os botões localizados na parte superior do teclado.

Com isso, fica muito fácil encaixar o G915 TLK em qualquer ambiente e em qualquer posição que você queira utilizá-lo. O PC Gamer, claro, vai sempre optar por deixá-lo em seu setup, mas há aquele perfil de jogador que vai para cima e para baixo com o notebook e quer evitar de usar o teclado do próprio dispositivo. O G915 TKL vai te atender.

Continua após a publicidade

Além da mobilidade, o design tenkeyless (TKL) também ajuda bastante na hora de posicionar o periférico, bem como os apoios localizados no verso do aparelho, que oferece duas opções de altura para um maior conforto.

O tempo passa e queremos continuar jogando

Quando vamos para o uso do teclado, o G915 TKL segue brilhando – literalmente. O diferencial por aqui fica por conta dos switches mecânicos de baixo perfil, chamados de GL Tactile Brown. Eles permitem que as teclas do G915 TKL fiquem 25% mais baixas do que teclados mecânicos convencionais, o que ajuda muito na jogatina, sobretudo em jogos de tiro, em que qualquer vantagem de movimento pode determinar o resultado de uma partida.

Continua após a publicidade

Nos testes do Canaltech, foi possível verificar seu funcionamento em games de diversos perfis e a sensação sempre foi de extremo conforto e segurança, mesmo depois de horas e horas jogando no computador. Mas é impossível não destacar que, de fato, é nos jogos de tiro que esse teclado faz mesmo a diferença.

Algo que também impressiona no G915 TKL é seu barulho. Ou melhor, a ausência dele. Isso ocorre porque os switches desenvolvidos pela Logitech para este modelo possuem um mecanismo que, no toque, emite menos sons e deixa tudo mais agradável. Com isso, o teclado, mesmo sendo mecânico (e com padrão americano), também pode ser usado sem maiores problemas para o trabalho e o dia a dia.

Para quem está acostumado com teclados como o próprio Logitech G Pro X, que tem um perfil mais alto de teclas e switches mais barulhentos, o G915 TLK vai agradar muito mais nesse aspecto.

Continua após a publicidade

Boa autonomia

Outra preocupação quanto aos teclados sem fio é com relação à autonomia da bateria. A do Logitech G915 TLK pode ser considerada boa, sobretudo quando utilizamos o produto sem a retroiluminação – o que não tem muita graça. De acordo com a fabricante, com tudo funcionando, o teclado é capaz de funcionar por 40 horas no modo LightSpeed. Durante nossos testes, foi possível utilizá-lo por 38 horas, sempre com a iluminação dinâmica com base na tecnologia Lighsync, outro dos mimos da Logitech para este modelo.

Com o Lightsync ativado, as luzes RGB agem conforme suas ações no teclado e isso, claro, faz com que utilizemos menos bateria. Agora, se você não faz questão dessas cores e luzes, use-o no modo convencional, com tudo apagado, e tenha bateria para 135 dias de jogatina – com média de 8 horas por dia.

Continua após a publicidade

Requinte total

Algo que chama muito a atenção no Logitech G915 TKL é seu acabamento. O esmero da fabricante com este produto é digno de elogios, sobretudo com a escolha dos materiais utilizados. Todo produto tem seu público-alvo e, aqui, a Logitech mirou o gamer que exige qualidade, robustez e elegância.

Além de teclas muito bem feitas, todo o revestimento do teclado dá um ar de sobriedade e elegância visto em poucos concorrentes. O acabamento, que simula fibra de carbono, dita o tom e denota superioridade.

Continua após a publicidade

Na parte superior os botões são emborrachados e muito confortáveis, com destaque para os comandos de mídia. O ponto negativo, porém, é a alavanca de volume, que é um cilindro giratório pouco usual. Pode até agradar quem gosta de coisas exóticas, mas é o ponto fora da curva em um produto marcado pela elegância.

O G915 TKL, aliás, é fácil de ser carregado e possui um corpo bem fino, mas que, mesmo assim, transparece resistência e durabilidade.

Ficha Técnica

  • Design compacto tenkeyless
  • Tecnologia Lightspeed sem fio de nível profissional
  • Iluminação RGB LIGHTSYNC para personalização por tecla
  • Switches mecânicos (GL Tactile) de baixo perfil e alto desempenho
  • Design de alumínio trabalhado para durabilidade
  • Duração da bateria de até 40 horas
  • Controles de mídia dedicados
  • Conecte-se a vários dispositivos, escolhendo entre USB ou Bluetooth
  • Switches mecânicos Logitech GL Tactile
  • Distância de acionamento: 1.5 mm
  • Força de acionamento: 50 g
  • Distância total de deslocamento: 2.7 mm
  • Dimensão: 22 mm x 150 mm x 368 mm (sem suporte)
  • Peso: 810g
  • Comprimento do cabo: 1,8m
Continua após a publicidade

Requisitos do Sistema

  • LightSpeed: porta USB e Windows 7 ou superior, macOS X 10.11 ou superior
  • Bluetooth: dispositivo habilitado para Bluetooth com Windows 8 ou superior, macOS X 10.11 ou superior, Chrome OS, Android 4.3 ou superior, iOS 10 ou superior
  • (Opcional) Acesso à Internet para o software Logitech G HUB

Veredicto

O Logitech G915 TKL é o produto ideal para aqueles que precisam aliar alto desempenho com o conforto e beleza de um produto topo de linha. A questão, por aqui, é se vale a pena o investimento para jogadores casuais, já que há outros modelos no mercado que são mais em conta e podem trazer a sensação de jogo parecida, mesmo que com fio.

Continua após a publicidade

Fica claro que a opção de conexão wireless é uma vantagem considerável, sobretudo para a movimentação e para quem utiliza o produto em um notebook. O tempo de resposta, antes considerado um problema, por aqui é impecável.

Se você é um jogador profissional, mantém uma dura rotina de treinos e precisa desfrutar de um teclado de qualidade, bonito e prático, o G915 TLK é para você e vale o investimento.

Já disponível no mercado brasileiro, o Logitech G915 TKL tem preço sugerido de R$ 1699,90.

Continua após a publicidade

O Logitech G915 TKS foi gentilmente cedido pela Logitech do Brasil ao Canaltech.