Review Webcam Logitech Brio 4K | Grande na qualidade e no preço

Review Webcam Logitech Brio 4K | Grande na qualidade e no preço

Por Jucyber | Editado por Léo Müller | 25 de Agosto de 2021 às 12h00
Ivo/Canaltech

A Brio 4K é a câmera mais avançada da Logitech no mercado nacional. Ela entrega uma qualidade de filmagem superior a qualquer outra webcam que esteja à venda no Brasil em 2021.

Mesmo sem ter o foco no custo-benefício, assim como os modelos mais baratos, esse periférico chama a atenção de quem está em busca de um produto para realizar transmissões de vídeo ao vivo.

Quer saber se a qualidade compensa o preço alto dessa webcam? Confira a análise completa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Prós

  • Ótima para gravações em 4K;
  • Boa nitidez em vídeos;
  • Entrega bons resultados em fotos;
  • Microfone com redução de ruído;
  • Foco rápido.

Contras

  • Preço.

Confira o preço atual da Logitech Brio 4K

Design e construção

O design da Logitech Brio 4K é um pouco diferente de outras câmeras da marca porque ela é mais arredondada nas laterais e também mais larga. O corpo é todo em alumínio, influenciando diretamente no aspecto premium dessa webcam.

  • Dimensões (L x P x A): 10,2 x 2,7 x 2,7 cm;
  • Peso: 63 g.

A câmera conta com uma base emborrachada para acoplar a Brio em cima de monitores e notebooks. Ela tem uma entrada na base para uso em tripés, mas é preciso ter atenção na hora de remover o clipe de montagem, pois o encaixe é mais fixo e a remoção sem atenção pode danificar o acessório da webcam.

Seu cabo tem 1,5 metro, tamanho dentro do esperado para conectar o dispositivo à entrada USB-A do PC. Você precisará comprar um extensor caso a distância entre a webcam e o computador seja maior do que o fio original.

Lente e sensores da Logitech Brio 4K são embutidos na moldura de vidro (Ivo/Canaltech)

Apesar de ser bonito à primeira vista, o painel frontal todo em vidro é um “ímã de digitais”, pois qualquer toque na webcam já é suficiente para deixá-la marcada de dedos. Então, quem compra a Brio 4K precisa ter um pano sempre por perto para a limpeza contínua do periférico.

Perto da lente do aparelho está localizada a iluminação em LED, que é discreta e serve apenas para sinalizar ao usuário quando a câmera está em uso.

Mas, a Logitech também disponibiliza na embalagem do produto um tampão para a lente da webcam e uma bolsa para transporte. Esse estojo é macio e ajuda a não danificar o painel frontal durante suas viagens.

Qualidade de imagem

Quando se trata da qualidade de imagem, a Logitech Brio 4K, assim como o nome diz, tem como opção de resolução máxima o 4K a 30 fps, mas também permite que gravações sejam realizadas em definições menores, como Full HD (1080p) até 60 fps e HD (720p) até 90 fps.

A saturação dessa câmera é muito boa, pois permite que as imagens tenham uma tonalidade próxima do aspecto real. Além disso, quando está na configuração de filmagem máxima, a Brio tem uma nitidez surpreendente para uma webcam.

Mesmo que a câmera seja boa em gravações, ela apresenta resultados mais interessantes em videochamadas e transmissões ao vivo. Na prática, isso demonstra a qualidade desse periférico nessas situações de uso.

Em relação ao campo de visão, a Logitech Brio 4K permite a configuração de 3 angulações diferentes: 65°, 78° e 90°. Dessa forma, é possível adaptar o ponto de vista para o enquadramento que aproveite melhor o cenário do usuário.

Para fotos, a webcam também se sai muito bem, pois a resolução de 13 MP entrega imagens com uma boa nitidez, quando comparada com outras câmeras da marca, que adicionam sensores de 3 MP ou 5 MP.

Eu gostei bastante da Logitech Brio 4K para fotos, pois foi a primeira webcam premium que se preocupou em entregar uma qualidade de imagem superior em fotos e vídeos.

Qualidade de áudio

A Logitech Brio 4K possui dois microfones estéreo omnidirecionais integrados, e isso permite que o usuário tenha acesso a uma experiência de áudio tão boa quanto tem em vídeo. O principal objetivo da empresa com essas saídas de som é entregar a nitidez necessária para que a comunicação seja clara.

Comparando com a qualidade de outra webcam da marca, o som na Brio 4K é bem próximo do alcançado no modo “mono duplo” da StreamCam Plus, mostrando que ambas foram desenvolvidas para serem produtos superiores na parte sonora.

Além do áudio aprimorado, a Logitech adicionou na Brio a tecnologia para redução de ruídos, algo que permite a comunicação sem que sons externos atrapalhem o entendimento dos ouvintes.

Ainda segundo a marca, esses microfones têm um alcance com boa nitidez de até 1 metro. Então, caso esteja fazendo a apresentação de algum projeto, vai ser possível usar o áudio da webcam sem maiores problemas.

Essa tecnologia de áudio captado a uma distância aceitável é bem legal para quem está apresentando um projeto aos colegas de trabalho ou até mesmo no caso de universitários, quando precisam defender a tese de uma monografia para a banca remotamente.

Compatibilidades

A Logitech Brio 4K possui conexão USB-A com funcionamento no formato plug and play, em que o sistema identifica automaticamente o aparelho e permite o uso rapidamente.

Mesmo com essa facilidade, a marca também possui um programa próprio para permitir o acesso a funcionalidades adicionais da webcam. Por este motivo, é essencial que a instalação do Logitech Capture seja feita no computador.

Dentro desse software, é possível encontrar uma interface intuitiva para o uso de alguns recursos interessantes, como o controle do campo de visão da câmera, brilho, nitidez, saturação e ativação do HDR.

Recursos da Brio 4K no Logitech Capture (Jucyber/Canaltech)

Além disso, o Logitech Capture ainda permite a administração de ajustes na imagem que podem ser aproveitados por outros programas com foco em transmissão de vídeo online, como o OBS (Open Broadcaster Software), entregando uma imagem melhoradas nas principais plataformas com conteúdo ao vivo liberado, como Facebook, YouTube e Twitch.

A respeito das opções de hardware necessárias e compatibilidade de sistema operacional, estes são os requisitos mínimos para utilizar a Logitech Brio 4K:

  • Windows 7 ou posterior (Windows 8.1 ou posterior necessário para resoluções maiores que 1080p)
  • macOS 10.10 ou superior
  • Chrome OS™
  • 2 GB de RAM ou mais necessários para streaming de vídeo de 1080p
  • 1 GB é geralmente necessário para streaming de 720p
  • Uma porta USB 2 ou USB 3

Concorrentes diretos

No Brasil, a principal concorrente da Brio 4K é a Dell 4K Ultrasharp. Porém, o modelo da Logitech ganha em muitos quesitos que vão além da resolução máxima suportada.

A webcam da Dell tem o foco mais lento do que o esperado para uma câmera dessa categoria, demorando no rastreamento do elemento a ser destacado, sejam objetos ou pessoas. Além disso, a nitidez é mais baixa do que a encontrada a Brio, com detalhes do rosto mais aparentes.

Logitech Brio 4K (Ivo/Canaltech)

Outro ponto que deixa o equipamento da Dell abaixo do concorrente é a saturação. As cores ficam pouco realistas, e a câmera erra bastante nos tons de pele.

E como se não bastassem os detalhes técnicos, o preço da Dell 4K Ultrasharp é muito mais alto do que o cobrado pela Logitech Brio 4K. Essa diferença supera R$ 400, quando os preços são comparados em diferentes varejistas do país.

Conclusão

A Logitech Brio 4K é a melhor webcam nessa resolução para comprar atualmente no mercado brasileiro. Ela é ideal para quem está procurando uma câmera para elevar o nível das transmissões online.

A qualidade entregue por esse periférico realmente faz diferença na hora de realizar uma videochamada ou outro tipo de evento ao vivo. O foco rápido e o realismo na reprodução de cores são características que se alinham com o áudio nítido para mostrar que o aparelho está em outro patamar.

Logitech Brio 4K é cara, mas é interessante (Ivo/Canaltech)

Porém, é preciso ter em mente que o preço dela não é amigável — por volta de R$ 1.000 — e isso pode influenciar no momento da escolha. Mas, é preciso ter em mente que, na maioria das vezes, o investimento nesse produto pode gerar um retorno maior do que o gasto na compra da Brio 4K.

Para quem não tem interesse em uma webcam 4K, a melhor opção atualmente — considerando preço e qualidade de imagem — é a Logitech StreamCam, pois ela entrega recursos de áudio semelhantes ao da Brio 4K e a versatilidade de uso pode chamar a atenção de quem está à procura de um periférico.

Sendo assim, analisar se é necessário gastar esse valor na webcam para ter um conteúdo diferenciado é o melhor meio de saber se vale a pena ou não comprá-la para o seu tipo de uso.

Gostou da Logitech Brio 4K? Então, confira a oferta que separamos para você no link abaixo:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.