Óculos da Meta com tradução ao vivo e IA aprimorada chegam ao Brasil
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

A Meta anunciou o lançamento dos óculos Ray-Ban Meta de segunda geração no Brasil. Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, o produto já está disponível em algumas lojas físicas da marca.
- 5 acessórios para celular que foram febre e hoje ninguém usa
- 7 tarefas que a Meta AI pode ajudar no dia a dia
Ele foi anunciado em escala global durante o evento Meta Connect, na semana passada. Porém, não deve ser confundido com o Ray-Ban Meta Display, que possui uma tela translúcida embutida na lente e chamou mais atenção naquele momento.
Em vez disso, o Ray-Ban Meta (Gen 2) é considerado uma evolução dos óculos anunciados em 2023. Seus principais destaques incluem a integração aprimorada ao assistente Meta AI.
Ele é capaz de, por exemplo, fornecer informações em tempo real sobre pontos turísticos, fazer tradução de placas, dar sugestões de receitas e mais.
Com controle de voz, é possível iniciar conversas nos óculos e continuar no aplicativo Meta AI para smartphones.
Também há suporte para aplicativos da Meta, como WhatsApp, Messenger e Instagram, para mensagens, fotos e chamadas de áudio com mãos livres.
Outra possibilidade é alternar entre a câmera do celular e a visão em primeira pessoa durante chamadas de vídeo.
Óculos Ray-Ban Meta podem fazer tradução ao vivo
Como destacado pela Meta, a plataforma também oferece recursos adicionais de inteligência artificial, como a tradução ao vivo.
O recurso está disponível em português, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol. Além disso, funciona mesmo em modo avião se os pacotes de idiomas forem baixados previamente.
A ativação é feita pelo comando de voz “Ei Meta, iniciar tradução ao vivo”. A transcrição da conversa fica disponível no celular.
Na parte frontal, há uma câmera capaz de capturar vídeo em 3K Ultra HD. Os conteúdos podem ser publicados diretamente nas redes sociais da Meta.
Já a sua parte de áudio permite ouvir música, podcasts e fazer chamadas, além de enviar mensagens sem usar o smartphone.
De acordo com a Meta, a bateria dos óculos dura até 8 horas consecutivas. No entanto, esse tempo pode variar de acordo com as condições de uso.
Vendas no Brasil
Segundo a Meta, o preço inicial dos novos óculos é de R$ 3.299. Além de chegarem às lojas físicas, os Ray-Ban Meta estarão em breve disponíveis no site da Ray-Ban, e em lojas selecionadas da EssilorLuxottica, como Sunglass Hut e Solaris.
O produto será vendido em diferentes estilos, incluindo o Wayfarer (padrão e grande), Skyler e Headliner. As lentes podem ser solares, transparentes, polarizadas ou Transitions, além da compatibilidade com lentes de prescrição.
Leia mais no Canaltech:
- "Mi Band de ouro": Xiaomi lança versão luxuosa com cristais na pulseira
- GoPro lança câmeras com IA e resolução "8K verdadeiro" em 360°
- Prédio de 30 andares na China usa "ar-condicionado natural" sem gastar energia