Publicidade

Microsoft aumenta linha de periféricos adaptativos com foco em acessibilidade

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Maio de 2022 às 17h32

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Cerca de quatro anos após apresentar o controle adaptativo para Xbox, a Microsoft acaba de aumentar sua linha de periféricos e acessórios voltados para acessibilidade. No total são três novos produtos: o Mouse Adaptativo, Botões Adaptativos e Hub Adaptativo.

Tanto o mouse quanto a central de botões são pensados para funcionar com acessórios adicionais criados por meio de impressão 3D, e portanto as possibilidades de customização são bastante amplas.

Continua após a publicidade

O Mouse Adaptativo tem quatro botões principais e um formato ergonômico para encaixar corretamente com a palma da mão, além de uma seção inferior que também funciona como suporte. Há também um descanso para o dedo polegar, que pode ser virado para a esquerda ou direita para atender a usuários canhotos ou destros.

Já a central de Botões Adaptativos pode carregar até oito comandos diferentes — entretanto, a versão padrão do produto vem apenas com dois botões grandes.

Eles podem servir como atalhos para comandos de teclado que possuem ativação dificultada para pessoas com deficiências motoras. Porém, esta construção pode ser revertida para um formato de joystick ou direcional (D-Pad), dependendo das necessidades.

Até quatro botões podem ser conectados ao Hub Adaptativo, que serve como uma central para enviar informações a computadores ou dispositivos semelhantes. Ele ainda conta com portas USB-C para conexão por fio de acessórios diversos, mas também é possível fazer o pareamentos por meio de Bluetooth.

Continua após a publicidade

Os novos acessórios adaptativos da Microsoft fazem parte de uma sequência de produtos voltados para pessoas com deficiências motoras. No ano passado, a empresa já tinha lançado o Kit Adaptativo para a linha Surface, com abas de movimentação, adesivos identificadores para teclas, indicadores de entradas (como USB ou HDMI), e abridores de dispositivos, entre outros itens.

A marca não anunciou o preço oficial para seus novos acessórios, mas já se sabe que eles estarão disponíveis a partir do outono no hemisfério norte — ou seja, primavera no sul.

Fonte: The Verge