Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Europa quer padronizar entradas em smartphones; Apple segue "do contra"

Por| 13 de Janeiro de 2020 às 17h39

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

Parlamentares europeus pretendem, mais uma vez, buscar um meio de forçar as fabricantes de smartphones e dispositivos móveis em geral a padronizar o conector dos aparelhos para simplificar a vida do usuário. Desde 2009 o parlamento tenta fazer com que todos os aparelhos tenham o mesmo formato, o que também reduziria impactos ambientais, de acordo com a justificativa dos defensores.

Todo mundo já passou ou viu alguém passar por uma situação dessas: um smartphone vai chegando ao limite da bateria, e o usuário vai atrás de um cabo para conectar a uma tomada e ganhar mais algum tempo de uso. E aí tem que perguntar: “alguém aí tem o carregador do dispositivo tal?”, em vez de simplesmente pedir um cabo.

É que a Apple tem seu próprio padrão, o Lightning, usado no iPhone desde o 5, lançado em 2012. Já nos dispositivos Android, o micro USB reinou durante muitos anos, e em 2019 o USB-C, que chegou em 2015 e foi ganhando espaço aos poucos, passou a ser o conector mais comum, apesar de alguns modelos de baixo custo ainda insistirem no outro padrão.

Continua após a publicidade

Mas essa diferença entre dispositivos é bem mais antiga. Hoje em dia até que simplificou bastante. Antes dos smartphones, cada fabricante tinha seu próprio tipo de conector, o que dificultava bem mais. Em 2009, o Parlamento Europeu começou a discutir sobre essa padronização, e em 2014 votou uma lei que encorajava as empresas a adotarem um único padrão de conector de carregamento.

“A abordagem da Comissão de ‘encorajar’ a indústria a desenvolver carregadores padrões ficou aquém dos objetivos dos co-legisladores”, diz um comunicado do parlamento. “Os acordos voluntários entre diferentes agentes da indústria não alcançaram os resultados desejados”.

Nova abordagem

Cinco anos se passaram e os parlamentares acreditam que é hora de fazer uma nova tentativa. Alguns acreditam em tentar “medidas vinculativas” para assegurar que um único tipo de carregador seja compatível com todos os dispositivos móveis. Poderia ser o micro-USB, o USB-C ou até mesmo o Lightning. Contanto que todos adotem o mesmo, os europeus ficarão satisfeitos.

Continua após a publicidade

“Um carregador comum deveria servir em todos os telefones móveis, tablets, leitores de e-book e outros dispositivos portáteis”, diz o texto no site do Parlamento Europeu, que vai começar a discutir o assunto nesta segunda-feira, 13.

Do contra

A Apple saiu em defesa do seu conector proprietário e, além do mais, contra a ideia de padronizar os carregadores para todas as marcas. “Mais de 1 bilhão de dispositivos Apple foram enviados usando um conector Lightning, além de todo um ecossistema de fabricantes de acessórios e dispositivos que usam o Lightning para servir nossos consumidores”, disse a empresa, em nota aos parlamentares.

Continua após a publicidade

Uma das justificativas a favor da padronização é que, a cada ano, são geradas 51.000 toneladas de lixo eletrônico só de cabos antigos. Na nota, a Apple alerta para a necessidade de uma legislação que tome o cuidado de não obrigar as fabricantes a enviarem cabos extras ou adaptadores.

“Isso poderia resultar em um volume de lixo eletrônico e incomodaria bastante os usuários. Forçar a perturbar esse gigantesco mercado de consumidores terá consequências muito além dos objetivos declarados pela Comissão”, segue a empresa. No entanto, é bom lembrar, a Apple não se mostrou tão preocupada em gerar lixo ou incomodar os usuários quando retirou a entrada de fone de ouvido dos seus dispositivos.

O assunto está em discussão no momento, e será votado em uma sessão parlamentar no futuro. Há legisladores a favor e contra forçar as empresas a adotarem um único padrão para todos os dispositivos, e a aposta é que, no final, seja votada uma abordagem voluntária, em que as fabricantes decidem se utilizam carregadores padronizados ou não. A própria Comissão Europeia acredita que, se for esse o caso, a medida deve ser ignorada pelas empresas.

Fonte: Parlamento Europeu, MacRumors