Publicidade

"Camisinha USB"? Conheça o acessório que pode salvar sua vida digital

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Danilo Berti / Canaltech
Danilo Berti / Canaltech

Em um mundo conectado, o medo de ficar sem bateria nos acompanha por toda parte. Afinal, quem nunca ficou com a carga "zerada" em algum lugar público? Usar uma porta USB aleatória nessas horas é tentador, mas pode esconder um perigo real. Descubra o que é a "camisinha USB", um acessório que pode salvar sua vida digital.

O que é a camisinha USB

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O apelido “camisinha USB” pode até despertar a quinta-série em qualquer um. Mas, no mundo dos eletrônicos, o termo se refere a algo bem sério: um adaptador de segurança que fica entre o cabo de carregamento e a porta USB.

Ele serve para evitar riscos ao usar carregadores suspeitos — seja em tomadas públicas, transporte coletivo ou pontos de energia desconhecidos.

Sua função é garantir que a "relação" entre seu aparelho e a fonte de energia seja protegida, permitindo apenas a passagem de eletricidade.

Pense nela como um preservativo para o seu smartphone. Um cabo USB padrão possui vias para energia e também para dados (os pinos D+ e D-), permitindo a troca de arquivos, fotos e vídeos.

Continua após a publicidade

A camisinha USB atua bloqueando fisicamente essas linhas de dados. Assim, ela impede a troca de informações, agindo de maneira similar a um preservativo que protege pessoas quando estão se “divertindo”.

Juice jacking

Essa barreira é muito importante contra o "juice jacking". Neste golpe, cibercriminosos modificam portas USB públicas para instalar malwares em dispositivos de desavisados.

Continua após a publicidade

Esse software malicioso pode ser um spyware para espionar tudo o que você faz, um ransomware para sequestrar arquivos ou um keylogger para roubar senhas bancárias. Sim, as possibilidades são muitas.

Ao conectar seu celular a uma porta USB sem proteção — em aeroportos, hotéis, ônibus ou shoppings — você se expõe a riscos. Senhas, fotos, contatos e outros dados podem ser roubados. E o pior: isso acontece de forma silenciosa, sem que você perceba.

O acessório faz com que seu celular receba apenas energia, sem permitir outro tipo de troca perigosa com um terminal desconhecido. É uma camada extra de proteção, simples e barata, que evita uma imensa dor de cabeça digital.

Portanto, antes de sair conectando seu dispositivo em qualquer porta USB pública por aí, considere usar essa proteção. Dessa maneira você pode garantir que sua vida digital permaneça segura, privada e sem exposições indesejadas.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech