Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | Alienware AW510M é mouse gamer de elite com ótimo custo-benefício

Por| 02 de Janeiro de 2020 às 12h35

Link copiado!

(Foto: Matheus Argentoni/Canaltech)
(Foto: Matheus Argentoni/Canaltech)
Tudo sobre Dell

A Dell, por meio de sua divisão de acessórios para jogos Alienware, está trazendo uma nova linha de produtos para a jogatina de quem é viciado em disputas acirradas no PC, que tem entre seus itens um dos mouses gamers mais bacanas, que alia alto desempenho e custo-benefício. Ah, calma: ainda é caro, mas tem modelos mais caros que fazem menos.

O Canaltech experimentou o novo modelo – intitulado AW510M – e pôde constatar em primeira mão não apenas os seus recursos pelo que o site oficial diz, mas como eles são intuitivamente empregados dentro de uma partida. Mas primeiramente, os detalhes mais técnicos.

O AW510M da Alienware vem com 10 botões programáveis, onde você consegue ajustar boa parte das funções de um determinado jogo. A ideia é oferecer ergonomia e velocidade de reação, então todos eles estão posicionados em fácil acesso – sobretudo nas laterais, a um fácil alcance do dedão.

Continua após a publicidade

Os botões trabalham em conjunto com o Alienware Command Center, software proprietário da divisão da Dell que permite que você faça ajustes mais finos, como a sensibilidade do mouse, a quantidade de linhas e mudanças de perspectiva e zoom feitas pela roda, além de marcar perfis de jogo. Ademais, a Alienware os desenvolveu com o que chama de “tensão pré-carregada”, que basicamente é uma forma pomposa de dizer que o clique do botão é um pouco mais sensível, não necessitando aquela pressão mais forte, o que preserva a vida útil do mouse ao mesmo tempo em que executa comandos com mais rapidez.

Além disso, o AW510M traz 16 mil dpi de resolução, oferecendo ainda mais precisão na hora de movimentar seu personagem e percorrer o ponteiro pela tela. A roda, também ajustável, permite o controle de 12 ou 24 etapas executadas por volta completa.

A principal qualidade do AW510M é a de que, devido à quantidade de botões programáveis no mouse, você consegue aliviar a carga de comandos no teclado de forma mais inventiva: imagine um RPG onde você tem diversas ações executáveis no teclado, mas em número tão grande que você tenha que largar o mouse ou movimentar demais as mãos. Com esse modelo, porém, o ajuste nos botões laterais fazem com que o teclado seja utilizado apenas nas funções principais, como caminhadas e salto dos personagens.

Continua após a publicidade

Ao contrário do teclado, onde as teclas flutuantes em posição elevada podem bagunçar a digitação ou executar comandos indevidos durante uma partida simplesmente por esbarrar o dedo em algum botão, o mouse, que é da mesma linha de produtos, é bastante preciso e compreende bem o que você deseja fazer. A ergonomia até é relativamente incauta na hora de você acidentalmente pressionar algum botão, mas como cada um tem uma pressão variável, foram raras as vezes em que o acionamento indevido de uma habilidade ocorreu (honestamente, foram apenas duas vezes, ambas em uma partida de Diablo III).

O AW510M também conta com o mesmo sistema de retroiluminação dos outros itens da Alienware, brilhando com um tom mais intenso e mais evidente em ambientes escuros. Além de ser visualmente atraente, fica fácil identificar a posição do mouse durante a movimentação, sem precisar necessariamente de uma fonte de luz externa.

Continua após a publicidade

O preço, infelizmente, ainda segue o “padrão Alienware” que encarece certos produtos indevidamente, mas não é algo terrivelmente agressivo aos bolsos: pela loja virtual da Dell, o AW510M está saindo por R$ 399,00 no preço completo (ao fechamento desta análise, havia uma promoção em curso na loja da fabricante, com o preço deste item reduzido para R$ 339,00).

Claro, há opções bem melhores, algumas até mais independentes, sem fio ou com mais funções mapeáveis, mas, de uma forma generalista, o Alienware AW510M é o mouse mais completo de uma marca premium para quem quer começar no universo dos periféricos gamers para PC sem acabar com o bolso em uma tacada só e ainda assim ampliar seu leque de funções disponíveis.