Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 também sofre com falha que assombrou o Windows 10

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Outubro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Microsoft

Quem pensou que migrar para o Windows 11 acabaria com a dor de cabeça dos problemas com impressoras, pode tirar o cavalinho da chuva. Segundo o site MSPowerUser, a Microsoft já teria identificado três novos problemas relacionados ao chamado PrintNightmare, falhas causadas em impressoras ​​por problemas de compatibilidade entre o sistema operacional e o acessório.

Os erros tiraram o sono dos engenheiros de rede e administradores de empresas porque impedem o uso de impressoras em rede, mesmo após várias atualizações e pacotes de correção. Passados vários meses desde a primeira ocorrência, a Microsoft até agora não lançou uma solução oficial que acabe de vez com a falha — alguns usuários do Windows Server 2022 ou versões anteriores do Windows 10 conseguiram resolver com o Patch Tuesday de outubro.

Continua após a publicidade

Por meio do sistema de suporte ao usuário, os desenvolvedores do Windows já ofereceram soluções paliativas para contornar o problema, a depender do código do erro. Para consertar a falha CVE-2021-36958, por exemplo, é preciso desabilitar totalmente o sistema Print Spooler, o que vai impedir que sua máquina seja usada para iniciar a impressão de arquivos.

Como é construído sobre a mesma base estrutural do antecessor, o Win 11 também é vítima do PrintNightmare. Há relatos de dispositivos que não conseguem se conectar às impressoras na rede porque são incapazes de baixar e instalar os drivers exigidos, o que foi visto com mais frequência no acesso a servidores de impressão conectados via HTTP. Observou-se também que a instalação de impressoras usando o Internet Printing Protocol (IPP) falha em algumas circunstâncias.

Por enquanto, a solução mais óbvia é não usar uma conexão de rede e simplesmente transferir os arquivos para um pendrive ou enviar para um colega que tenha o dispositivo ligado diretamente à máquina. Em alguns casos, os admins da rede conseguem forçar a instalação, algo que não é o ideal, mas resolve o problema de forma paliativa — o problema é quando a empresa é grande demais e é preciso fazer isso individualmente.

O fato é que o Windows 11 tem outros problemas e bugs para serem resolvidos, algo natural em um sistema novo, mas que pode adiar ainda mais a solução para o temido PrintNightmare. Os gestores só resta buscar soluções por meio de gambiarras, ou quem sabe, aguardar pacientemente o movimento da Microsoft.

Continua após a publicidade

Fonte: MSPowerUser