Publicidade

Windows 11 emitirá alerta quando for instalado num PC incompatível

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

Se você instalar o Windows 11 num computador que não atende os requisitos mínimos para rodá-lo, a Microsoft informará que a instalação é irregular. Versões de teste do sistema mostram que o app Configurações apresentará um banner com o alerta de que o PC pode deixar de receber atualizações e pacotes de segurança.

O aviso não é tão incisivo quanto o erro de ativação do Windows, que aparece como uma “marca d’água” no canto inferior direito da tela. Contudo, por se tratar de uma compilação experimental, pode ser que uma notificação mais visível só não tenha sido ativada ainda.

“Dispositivos que não atendem os requisitos mínimos não terão atualizações garantidas, incluindo mas não limitado a pacotes de segurança”, alerta o Windows 11.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Felizmente para quem burlou a verificação de compatibilidade na hora de instalar o SO, a Microsoft não tira nenhum recurso do sistema ao detectar a falta de suporte. O alerta, portanto, é somente uma notificação visual — ao menos por enquanto.

Sabe-se, porém, que utilizar o Windows 11 numa máquina não compatível pode gerar problemas de desempenho — e a Microsoft não se responsabiliza em corrigir esses erros. Entretanto, se você não encontrou nenhum desses defeitos até agora, o aviso de incompatibilidade não é lá tão impactante.

PCs incompatíveis ainda são atualizados

Mesmo que a Microsoft reforce que PCs incompatíveis não receberão atualizações do Windows 11, usuários que instalaram o sistema em máquinas sem suporte relatam receber updates normalmente — incluindo pacotes de segurança. Fora o processo de migração possivelmente mais complicado, a experiência com o novo sistema tende a ser boa e estável.

O novo aviso do app Configurações, no entanto, pode indicar que a companhia passou a analisar computadores para avaliar a compatibilidade com o novo SO e, a partir disso, começará a cortar atualizações. Por estar em canais de teste do sistema, ainda é cedo para cravar que o fim das atualizações para os PCs incompatíveis é iminente, mas é importantíssimo ficar de olho no Windows Update para conferir se pacotes chegam normalmente após o alerta.

Fonte: MSPowerUser