Publicidade

Windows 11 deve reviver com novidades um recurso aposentado no Windows 7

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Junho de 2021 às 16h15

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Sabe aqueles widgets da área de trabalho que vinham nos Windows 7 e Vista: previsão do tempo, relógio, notícias, post-its e outros? Eles podem estar de volta no Windows 11 para a alegria de uns e tristeza de outros.

Essa adição foi abandonada em 2012 por uma série de motivos, principalmente pela falta de uso do grande público. Os programinhas até tinham funções úteis, mas deixavam o sistema mais lento, poluíam a tela e poderiam abrir brechas de segurança, por isso nunca caíram no gosto popular.

Continua após a publicidade

Mas, com o Windows 11, a Microsoft cogitaria reviver esse conceito, agora um pouco diferente. Em vez de blocos dinâmicos, o sistema deve trazer ícones estáticos e customizáveis. O “Windows Widgets” deve ficar na barra de tarefas, ao lado do Menu Iniciar e do ícone de pesquisa do Windows.

Quem clicar nesse novo botão terá acesso ao clima atual, notícias selecionadas, trânsito e outros, como já ocorre na nova barra do Windows 10, lançada no final de maio de 2021. A diferença aqui é o layout novo e que outras opções poderão ser adicionadas para tornar a experiência mais personalizada.

Suporte a widgets de terceiros

A API dos widgets pode permitir que outras companhias também desenvolvam suas próprias soluções para o Windows, de modo similar ao que ocorre no Android, por exemplo. Por enquanto, isso ainda não está disponível na compilação vazada, mas estaria presente na versão oficial do sistema, cujo lançamento pode ocorrer em outubro deste ano.

Continua após a publicidade

Esses widgets funcionariam como atalhos aprimorados para permitir acesso a recursos e serviços de modo rápido, sem a necessidade de abrir um app específico ou acessar um site na web. Se você usa o Spotify web, por exemplo, não precisaria abrir o aplicativo para trocar de música: um toque simples no botão vai pular para a próxima ou retroceder para anterior.

Ainda não está claro como eles serão disponibilizados, mas provavelmente serão obtidos via Windows Store, afinal a companhia prepara uma remodelagem completa da loja no novo sistema. De qualquer maneira, a empresa já manteve uma opção que permite desativar o suporte a esses elementos, caso o usuário prefira uma interface mais limpa.

Continua após a publicidade

Resta saber se os “novos widgets” terão os mesmos problemas que fizeram da tentativa anterior um fracasso ou se a Microsoft preparou melhorias para viabilizar o uso. Além disso, não dá para saber se eles terão a mesma popularidade que funções semelhantes possuem no Android e no iOS.

O Windows 11 virá com uma aparência redesenhada, melhoria no suporte a vários monitores, recursos inéditos, novos controles para gestos em tela de toque e muito mais. O evento para anúncio oficial do sistema está marcado para a próxima quinta-feira, dia 24 de junho de 2021.

Fonte: Windows Latest