Windows 10 tem falha de dia zero que deixa PC vulnerável a controle por hackers

Por Felipe Ribeiro | 03 de Novembro de 2020 às 10h15
Reprodução/Andrew Mantarro (Unsplash)

O Windows 10 possui atualizações constantes de segurança, mas nem isso o deixa totalmente seguro nesses tempos. Segundo uma equipe do Project Zero, do Google, que é especializada em encontrar falhas de dia zero, o sistema operacional tem uma falha de criptografia em seu kernel que permite que hackers possam invadir o PC e controlá-lo ao seu bel prazer.

Essa falha, inclusive, pode afetar usuários não apenas do Windows 10, mas também aqueles que ainda possuem o Windows 8 e o Windows 7. Avisada pelo Google, a Microsoft não se mostrou muito preocupada e tratou de tranquilizar seus clientes. De acordo com a empresa, essa ameaça é limitada e não existem evidências de exploração por parte de criminosos.

Outro motivo que deixa a Microsoft tranquila com relação ao problema é que ele pode invadir as máquinas por meio de navegadores, algo que a gigante de Redmond já havia corrigido em tempos atrás. Entretanto, há uma atualização de segurança programada para chegar no dia 10 de novembro que, certamente, deve corrigir a descoberta do Project Zero.

Para verificar se seu Windows está atualizado, basta acessar Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança.

Fonte: TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.