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Windows 10 envia logs de atividade à Microsoft mesmo que usuário não queira

Por| 12 de Dezembro de 2018 às 11h53

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As configurações de privacidade do Windows 10 prometiam total transparência com o usuário, mas parece que não é bem esse o caso. Usuários do fórum online Reddit apontaram que os logs de atividades realizadas dentro do sistema operacional pelo usuário são sempre compartilhados com a Microsoft — independentemente da vontade do usuário.

O Windows 10 traz a opção de “opt out” do compartilhamento de logs de atividades à Microsoft dentro das suas configurações de privacidade. Contudo, segundo os usuários do fórum, outras configurações fora deste menu ainda podem enviar seu histórico de ações à fabricante do sistema operacional, “escondendo-o” em outras áreas. Por exemplo, dados de diagnóstico de integridade do Windows 10 trazem informações referentes às suas atividades. É possível desabilitá-los também, mas, por padrão, a Microsoft os deixa ativados.

O problema disso é o seguinte: usuários mais casuais geralmente não estão cientes de outras opções do menu de privacidade ou mesmo de gerenciamento de dados fora dele. Devido à Microsoft não ser clara neste aspecto, dados de atividades podem ser inadverditamente coletados sem a devida permissão do usuário, que sequer percebe que isso estaria acontecendo. Legalmente falando, isso pode trazer problemas à empresa em certos países. Na Europa, por exemplo, a recente Regulamentação Geral de Proteção de Dados (GDRP) é clara em seu predicado e define que as empresas são obrigadas a informar concisamente como coletam, armazenam e utilizam informações de seus clientes.

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Como desabilitar esse compartlhamento?

Desativar essas opções dentro do Windows 10 é relativamente simples, embora o processo envolva um pouco de navegação dentro dos menus internos do sistema. A primeira coisa é certificar-se de que o compartilhamento expresso de atividades esteja desativado. Para isso, abra o menu “Iniciar” e clique em “Configurações”. Em seguida, role a tela até o final e acesse o botão “Privacidade”. Dentro deste menu, encontre, à esquerda, a guia “Histórico de Atividades”.

A partir daqui você tem acesso ao seu histórico (atrelado à sua conta no Outlook), bem como as opções de limpar seus dados até este ponto e um botão para desativar, impedindo que a Microsoft faça a coleta dessas informações.

O segundo passo não requer que você vá muito longe, pois o local a pesquisar fica no mesmo menu de Privacidade. Uma aba acima da guia “Histórico de Atividades” está a opção “Diagnósticos e Comentários”. Entre nela.

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Uma vez acessada, nesta seção você verá dois modelos de diagnósticos: “Básico” e “Completo”. Por padrão, a Microsoft estabelece como ativa a opção completa, que coleta dados de navegação do seu dispositivo atual, aplicações que você utiliza, configurações de sites que você acessou e logs de erro de sistema. Altere isso para o modo “Básico”, que limita a coleta de diagnósticos apenas para o dispositivo atualmente em uso — no caso, o seu computador.

É válido ressaltar que ambas as opções servem para manter a integridade e solucionar problemas relacionados ao seu sistema operacional. Falando em termos de segurança, não há qualquer diferença entre o modo básico e o completo, então pode ficar tranquilo que seu sistema ainda estará protegido.

Em nota, a Microsoft comunicou o seguinte:

A Microsoft está comprometida com a privacidade do cliente. Somos transparentes com relação aos dados que coletamos e usamos em benefício do cliente e fornecemos controles para que ele possa gerenciar os dados. Neste caso, o termo "histórico de atividades" é usado tanto no Windows 10 quanto no Painel de Privacidade da Microsoft. Os dados do “Histórico de Atividades” do Windows 10 são apenas um subconjunto dos dados exibidos no Painel de Privacidade da Microsoft. Estamos trabalhando para resolver esse problema de nomenclatura em uma atualização futura.
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Fonte: MSPowerUser