Windows 10: conheça todas as novidades do menu Iniciar do novo sistema
Por Jones Oliveira |

O Windows 10 finalmente está entre nós! Lançado na madrugada desta quarta-feira (29), o novo sistema da Microsoft vem recheado de novidades e a promessa de quebrar paradigmas e apagar toda a má reputação "conquistada" pelo Windows 8. E entre essas novidades, a que mais se destaca é, sem dúvidas, o retorno do menu Iniciar.
Só que nem de longe ele lembra aquele menu que nos acostumamos a ver no Windows 98, XP e até mesmo no 7. No Windows 10, ele é um mix daquilo que nos era familiar com algumas novidades apresentadas no Windows 8, o que torna seu uso ao mesmo tempo familiar e estranho.
Isso ocorre porque agora o menu Iniciar busca atender tanto às necessidades daqueles que usam teclado e mouse quanto os que estão desfrutando do novo sistema operacional em dispositivos com tela sensível ao toque. Essa abordagem, aliás, é totalmente diferente da adotada pela Microsoft com o Windows 8, quando a empresa praticamente nos impôs aquilo e não nos deu nenhuma alternativa a uma experiência que logo se mostrou desastrosa.
Com isso em mente, é hora de desvendar o novo menu Iniciar para não ficar perdido e extrair o máximo dele no Windows 10. Confira.
Vários tamanhos
De olho na variedade de dispositivos e resoluções em que o Windows 10 irá rodar, a Microsoft acertou em cheio ao permitir que os usuários possam redimensionar o menu Iniciar.
Para fazer isso, basta pressionar no botão do menu no canto inferior esquerdo da tela e levar o cursor do mouse até suas extremidades. Perceba que ele mudará, indicando que é possível mudar as dimensões do menu.
No Windows 10, o menu Iniciar tanto pode ser pequenino e tímido ali no canto inferior direito da tela (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)
Clique, segure e arraste o ponteiro para deixar o menu do jeito que você quiser.
Quanto um gigante monstruoso com inúmeras opções, live tiles e tudo o que você quiser enfiar acolá (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)
Com isso, você não só ajusta o menu de acordo com suas necessidades, como evita que ele fique desproporcional e cheio de ícones que não lhe interessam - quem tinha vários programas instalados na máquina nos tempos de Windows XP sabe desse sofrimento.
Comportamento personalizável
Acha que as live tiles padrão apresentadas no menu Iniciar não têm nada a ver com você ou poderiam estar dispostas de uma maneira diferente? Não tem problema, pois é possível definir quais aparecerão ali, aonde elas ficarão e como serão exibidas.
Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma das "pastilhas" e escolher entre as seguintes opções: