Windows 10: como jogar Paciência e outros clássicos do Windows de graça

Por Douglas Ciriaco

O Windows 10 apresentou novos recursos aos usuários do sistema operacional da Microsoft, inclusive a ressuscitação dos tradicionais jogos que marcaram época no sistema — Paciência e Campo Minado, por exemplo, são alguns deles.

Contudo, essa surpresa não é exatamente positiva, afinal, agora esses jogos não são mais oferecidos de forma gratuita em sua totalidade. No Windows 10, você os acessa por meio do Microsoft Solitaire Collection, faz login em sua conta da Microsoft (ou da Xbox Live) e então precisa pagar para poder jogar tais jogos sem nenhuma limitação ou propaganda.

A novidade causou uma certa revolta entre os usuários, mas saiba que é possível reviver os clássicos jogos do Windows 7 (lembre-se de que os games foram removidos do sistema no Windows 8) sem grandes problemas. Isso não acontece de maneira oficial, é óbvio, mas também não é nada ilegal.

Tudo o que você precisa é baixar e instalar um pacote criado pelo pessoal do site Winaero, especializado em produtos ligados ao Windows. Assim, é só fazer o download, instalar os games que deseja em sua máquina e aproveitar. Confira agora como tudo isso funciona.

Passo 01

Antes de tudo, é preciso fazer o download do pacote Windows 7 Games Archive. Esse arquivo está hospedado no MEGA, o serviço de armazenamento gratuito, e deve ser baixado por sua conta e risco. Lembre-se que este não é um produto oficial da Microsoft. Caso o link acima não funcione, tente este outro.

Passo 02

Após o download, extraia o arquivo de instalação que veio dentro do pacote e dê um duplo clique sobre ele para executá-lo.

Passo 03

Neste momento, você deve escolher exatamente quais jogos você deseja instalar. Ao todo, o Windows 7 Games Archive conta com oito jogos, incluindo versões clássicas de FreeCell, Paciência, Copas, Mahjong e Campo Minado.

Jogos clássicos do Windows

Selecione o que você deseja e clique em “Próximo”. Conclua a instalação.

Passo 04

Tudo pronto! Agora, basta ir ao Menu Iniciar e encontrar o diretório “Games”. Ali estarão reunidos todos os jogos que você acabou de instalar. Repare que, além de suas versões normais, há também as edições dedicadas às jogatinas multiplayer de cada game.

Jogos clássicos do Windows

Escolha o que você quer jogar e se divirta.

Jogos clássicos do Windows

Os games recém-instalados vêm com instruções, visual agradável e uma série de opções personalizáveis. Isso tudo significa uma experiência bastante semelhante àquela vivida pelos usuários dos primeiros Windows até o Windows 7.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.