Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vazamento mostra apps de Android rodando no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Outubro de 2021 às 12h19

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Uma das novidades mais aguardadas para o Windows 11 é o suporte nativo para aplicativos do Android. A compatibilidade foi anunciada em junho, na primeira aparição oficial do sistema operacional, mas a ausência dela ao longo do período de testes sugeriu sua ausência na estreia — o que se confirmou no lançamento da versão final, em 5 de outubro.

Contudo, a Microsoft parece progredir com a ferramenta em testes internos. Em um recente vazamento publicado por usuários chineses do sistema, foram divulgadas capturas de tela do recurso funcionando com o app WeChat, extremamente popular no país asiático.

Continua após a publicidade

O vazador reforça que a MS experimenta o Subsistema Android para Windows 11 (uma ramificação do WSL), e que o estado atual da ferramenta já é até funcional. A suspeita de que os testes haviam começado data de setembro, quando o mecanismo de compatibilidade apareceu como app na Microsoft Store.

Foco em multitarefas

De acordo com as capturas, vários aplicativos poderão ser abertos simultaneamente, o que favorece a produtividade do usuário. Não está claro como será feita a navegação nos programas, mas os botões “Voltar”, “Home” e “Recentes”, típicos do sistema mobile do Google, não aparecem nas imagens.

Continua após a publicidade

Também aparentemente, os apps Android no Windows 11 terão opções bem semelhantes a softwares tradicionais: cada aplicativo aparece com ícone individual na Barra de Tarefas e pode ser fixado nela para acesso rápido.

A Microsoft segue sem previsão para o lançamento do suporte de apps Android no novo sistema, mas os testadores podem estar mais perto de finalmente experimentar a novidade. A Amazon AppStore, uma das principais fontes desses aplicativos, já foi listada na Microsoft Store.

A inclusão dos apps na loja nativa sugere que a dona do Windows ao menos testa o recurso em cenários controlados. Contudo, não deve demorar para os testadores da linha de frente (os do canal Dev) sejam contemplados pela novidade — e por isso é bom ficar atento às próximas atualizações.

Fonte: Windows Latest