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Como desativar a sincronização automática de dados do Windows 10?

Por| 25 de Maio de 2019 às 19h00

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Como desativar a sincronização automática de dados do Windows 10?
Como desativar a sincronização automática de dados do Windows 10?

O Windows 10 foi construído de forma diferenciada em relação aos seus predecessores: enquanto as versões XP, Vista, 7 e 8 exerciam apenas o papel de plataforma de operações de um computador, o Windows 10 vem para atender à demanda do sistema “como serviço”.

Prova disso é a capacidade de ele sincronizar informações dos mais variados tipos entre diversos dispositivos: tem uma conta no Onedrive onde guarda fotos e documentos? Baixe o app do Onedrive no seu smartphone e use as mesmas credenciais de login para baixar e fazer upload dos materiais que desejar.

Mas e quando nós queremos, por qualquer razão, manter as coisas devidamente separadas? Por mais cômodo que seja esse aspecto de “tudo o que eu preciso sempre à mão”, por vezes queremos que as informações do notebook ou desktop fiquem lá, sem se misturar com as coisas que produzo ou baixo pelo meu celular.

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Por isso, no tutorial de hoje, vamos mostrar a você como desabilitar a função de sincronização automática de dados do Windows 10 — e já adiantamos que é bastante simples.

Mas para que serve essa sincronização?

Inaugurada no Windows 8, essa função é bastante cômoda para o usuário: por padrão, o sistema vem com essa opção acionada e lhe permite, por meio do canal de armazenamento em nuvem Onedrive, da Microsoft, compartilhar diversas coisas entre vários dispositivos.

Imagine, por exemplo, que você tem um desktop e um notebook e gostaria que as configurações de uso de ambos fossem iguais. O Windows 10 vai anotar, via Onedrive, a configuração do dispositivo que você deseja e transferi-la para o outro aparelho. Tudo isso a meros cliques de distância e com apenas uma conexão à Internet.

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Dentre os itens compartilháveis entre computadores pelo Onedrive, temos:

  • Temas: seu papel de parede, iconografia do Windows, posição da barra de tarefas etc.
  • Senhas: Informações de credenciais de login, incluindo suas configurações Wi-Fi
  • Preferências de idioma: dicionários gramaticais para digitação e idioma usado no sistema
  • Facilidade de acesso: funções de acessibilidade, como narração e digitação com uma mão, lente de aumento (lupa) e outros recursos
  • Outras configurações do Windows: Descoberta automática de possíveis conexões com a internet, compartilhamento de conexões, lista de aplicações instaladas, configurações de Bluetooth etc.

Basicamente, a sincronização automática permite que todo o funcionamento do seu sistema operacional seja compartilhado com qualquer outro dispositivo seu. A partir daqui, vamos mostrar como desligar essa função e manter as coisas devidamente separadas.

Como desligar a sincronização automática?

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Para desabilitar essa função que vem ligada por padrão no Windows 10, há duas formas bem simples: a primeira — e a mais fácil — é o desligamento geral do recurso, efetivamente desativando todas as opções acima de forma irrestrita. A segunda também é fácil, porém pede um pouco mais de atenção e permite o desligamento de itens específicos.

Para o desligamento geral: a primeira coisa a ser feita é abrir o menu “Configurações” do Windows 10. Nele, você encontra a aba de contas de usuário, onde estão guardadas as opções de sincronização.

O caminho é simples: abra o menu “Iniciar” e clique no símbolo da engrenagem, no canto esquerdo. Alternativamente, você pode também pressionar simultaneamente a tecla do Windows e a letra “i”.

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Com a janela de Configurações abertas, procure a aba “Contas” e clique nela. À esquerda, você verá a lista de menus competente aos ajustes de contas dos usuários. A última opção, “Sincronizar configurações”, é a que você deseja.

Com o menu de sincronizações devidamente aberto na sua tela, basta você encontrar a primeira opção, “Sincronizar configurações”, ao lado direito, e desligá-la. Automaticamente, tudo o que vier abaixo dela também será desativado e... pronto. Você acaba de desligar toda a sincronização automática do Windows 10.

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Já para se concentrar apenas em itens específicos, o processo tem o mesmo início até você chegar no menu de sincronizações. Desta vez, porém, vamos ignorar a opção de “Sincronizar configurações” à direita e nos concentrar no que vem abaixo dela. Note que há uma chave acionada para cada item descrito mais acima neste texto — temas, senhas, facilidade de acesso etc.

Cada uma dessas configurações pode ser desligada individualmente, fazendo com que você priorize umas sobre outras e criando uma experiência de compartilhamento mais customizada.

Desligar a sincronização automática já pode estar de bom tamanho para você, mas é importante citar duas coisas: a primeira é a de que os processos acima devem ser repetidos em todos os dispositivos conectados na mesma conta. Se um faltar, a sincronização simplesmente vai retornar, desta vez por outro ponto de acesso. A segunda é que o desligamento impede que a sincronização automática armazene novos ajustes. Mas ela nada faz em relação aos ajustes antigos já compartilhados.

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O que nos leva ao próximo passo…

Como REMOVER ajustes de sincronização prévios?

Se você optou pelo caminho mais generalizado e desligou todas as sincronizações possíveis, então você pode também querer remover quaisquer informações de ajuste resguardadas por sua conta no Onedrive. Isso é especialmente útil caso você queira, por exemplo, formatar um computador e reinstalar o sistema operacional sem nenhuma customização sua, ou seja, o mais próximo possível da fábrica.

Para isso, você deve seguir o passo para desativar completamente a sincronização acima e, então, abrir o seu navegador de Internet e acessar a página de ajustes pessoais do Onedrive. Role a tela até o final e você verá a opção “Excluir suas configurações do Onedrive”. Abaixo dela, há um botão de “remover”. Clique nele, confirme novamente a sua vontade de apagar os dados e voilá! Todos os seus registros foram apagados dos servidores da Microsoft. Qualquer dispositivo que você conectar à sua conta agora não terá nenhuma configuração compartilhada.

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Tem algum tutorial que gostaria de ver ou parou naquele problemão e não sabe como resolver? Conte-nos nos comentários abaixo que a nossa equipe de especialistas vai pesquisar e elaborar uma matéria especial para lhe ajudar!