Saiba o que é a pasta Windows.old e aprenda a removê-la do seu disco rígido

Por Douglas Ciriaco

Se você já fez alguma atualização de versão do Windows diretamente pelo sistema operacional, utilizando as ferramentas oferecidas pela Microsoft, é provável que uma pasta chamada "Windows.old" tenha sido criada automaticamente dentro do diretório C: (ou naquele em que o sistema está instalado).

Ao verificar as propriedades desta pasta, você deve se dar conta de que ela ocupa um bom espaço em seu disco rígido. A partir do ponto em que este diretório é inútil, ocupar tanta capacidade se torna um problema que pode ser resolvido com a exclusão completa da pasta Windows.old.

Apesar de parecer simples, tal diretório não pode ser removido da forma tradicional, apenas usando o botão Delete do teclado. Por isso, preparamos este tutorial para você entender um pouco mais sobre esta pasta e aprender a se livrar dela sem grandes dificuldades.

Windows.old: uma história

Windows.old

Desde o Windows Vista, sempre que você faz a instalação de uma nova versão do Windows via atualização (ou seja, não instala o sistema operacional por cima daquele já instalado no seu computador, mas apenas faz um upgrade) a pasta Windows.old é criada em seu disco rígido.

Ela reúne ali todos os dados da antiga versão do sistema operacional, bem como tudo o que acompanhava o diretório no qual ele estava instalado. Ele tem um propósito único: permitir a restauração da antiga versão de forma satisfatória, com tudo o que havia nela, caso você não tenha gostado da atualização. Além disso, vamos supor que você tenha sentido a falta de algo após um upgrade. Vasculhar a pasta Windows.old pode ser a solução - afinal, ali está tudo o que pertencia ao antigo Windows. Depois de um mês da atualização, o próprio sistema operacional se encarrega de excluir definitivamente este conteúdo.

Aprenda a remover a pasta Windows.old

Como acabamos de explicar, o Windows vai se livrar da pasta Windows.old automaticamente após um mês da sua criação, mas talvez você não tenha tanto tempo para esperar. Isso poque a pasta consome um espaço considerável em seu disco rígido, que pode estar fazendo falta para você neste exato instante. Para removê-la, siga o tutorial a seguir:

Passo 01

Abra o Menu Iniciar e procure pelo aplicativo “Limpeza de disco”. Clique sobre ele para abri-lo.

Passo 02

Agora, selecione o diretório em que o Windows foi instalado — neste caso o C: — e clique em "OK".

Windows.old

Passo 03

O sistema vai analisar o que pode ser removido, o que pode levar alguns instantes até ser concluído. Depois, você verá uma tela com todas as informações sobre arquivos e pastas que podem ser removidos. Selecione a opção "Instalação(ões) anterior(es) do Windows" e clique em "OK" para começar a limpeza.

Windows.old

Caso este item não seja exibido na lista, clique sobre o botão "Limpar arquivos do sistema" e aguarde até que tudo seja analisado e carregado novamente.

Windows.old

Feito isso, é só selecionar a opção que diz respeito às instalações anteriores do Windows e clique em "OK" para remover tudo. Uma tela de confirmação surge na tela. Basta aguardar até que tudo seja removido e o seu computador ganhe mais espaço livre.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.