Os 5 melhores conversores de imagens para Windows

Por Douglas Ciriaco

Lidar com imagens é algo simples, mas isso pode se tornar uma dor de cabeça caso as fotos não estejam nos formatos que você precisa. Resolver esse problema não é um bicho de sete cabeças, pois basta um conversor decente para facilitar sua vida e tornar esta tarefa algo bem menos complicado.

Qualquer editor de imagem com as ferramentas mais básicas pode fazer esse trabalho, independentemente do sistema operacional que você usa. No caso do Windows, selecionamos os cinco melhores programas com características especiais que podem ser usados para modificar a extensão das suas fotografias.

1. FastStone Photo Resizer

Conversores de imagem

Sem dúvida, a opção mais avançada quando o assunto é manipulação de arquivos de imagem,. O FastStone Photo Resizer leva o termo “resizer” (redimensionador) no nome, mas faz muito mais do que isso. Ele trabalha com arquivos em lote, ou seja, modifica vários deles de uma só vez. Você consegue mudar o formato e o tamanho das figuras, e isso com várias opções à sua disposição. Configurá-lo é bem simples e basta alguns instantes para que você crie um padrão a ser aplicativo a diversas imagens simultaneamente.

2. Pixillion

Conversores de imagem

Outra opção gabaritada quando o assunto é manipular arquivos de imagem, o Pixillion faz basicamente tudo o que o programa da FastStone faz. A diferença está em uma interface mais simples, mesmo lidando com muitas informações. Selecione várias imagens, defina o tamanho, a resolução e o formato para o qual você deseja converter todas elas e deixe que o Pixillion faça o restante. E tudo sem deixar de lado a precisão e a qualidade.

3. Image Converter One

Conversores de imagem

Uma opção básica e funcional, o Image Converter One é o mais simples desta lista. O programa permite modificar o formato e também redimensionar o tamanho das imagens, garantindo que elas se enquadrem em suas necessidades. Você pode enfileirar inúmeros arquivos para serem modificados em sequência, além de adicionar uma entrada no menu de contexto do Windows (aquele acessado quando você clica com o botão direito do mouse sobre um documento), garantindo ainda mais agilidade na hora de converter um arquivo.

4. Format Factory

Format Factory

Um dos grandes nomes da atualidade quando o assunto é a conversão de arquivos, o Format Factory é uma caixa de ferramentas para conversões multimídia. Isso significa que ele trabalha com arquivos de imagens, de áudio e de vídeo, com a chance de realizar diversas tarefas simultâneas. Também é possível redimensionar suas fotos, definindo nível de compressão e garantindo a qualidade desejada. São inúmeros controles em uma interface bonita, moderna e bem fácil de ser utilizada.

5. JPG to PDF

Conversores de imagem

O JPG to PDF é um programa de conversão com funções mais específicas, mas não menos valoroso. Como o nome dele já sugere, esse aplicativo serve para transformar arquivos de imagem em documentos em PDF. Seu grande trunfo está na capacidade de fazer esse tipo de conversão juntando várias fotografias em um único PDF. Ou seja, ele pode ser a solução para você criar um álbum de fotos diferente para enviar para alguém.

Conhece algum programa que poderia fazer parte desta lista? Compartilhe sua dica nos comentários abaixo.