Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft parece ter deixado o clique direito do mouse mais rápido no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2022 às 14h16

Link copiado!

Pixabay/Kirillemelyanov06
Pixabay/Kirillemelyanov06

O Windows 11 tem o menu de contexto atualizado como um dos seus destaques, mas apresentava certa lentidão para muitos usuários. Ciente disso, a Microsoft decidiu investir tempo e recursos para contornar o desempenho ruim causado pelo uso do clique no botão direito do mouse.

Essa falha parece particularmente problemática quando o menu de contexto é usado para opções de arquivos ou pastas no Explorador de Arquivos. Mesmo com o layout moderno e opções mais objetivas, o recurso penaliza as pessoas com atrasos indesejados.

Continua após a publicidade

O menu de contexto foi bastante reduzido no Windows 11 e trouxe atalhos com ícones para funções recorrentes, como copiar, colar ou renomear arquivos e pastas. No entanto, em vez de o visual enxuto acelerar o uso do botão direito do mouse, o novo design parece ter efeito oposto, com uma sobrecarga sobre o processamento.

Em alguns hardwares, há atrasos de até 3 segundos desde o clique no mouse até a exibição. Já em outras circunstâncias, o botão no Explorer pode piscar, travar e até ser acionado mais de uma vez para funcionar conforme o esperado. Aparentemente, essa falha pode estar ligada à falta de otimização, já que PCs com configurações de ponta também passam por isso.

Solução entregue

A versão 22572 do Windows 11 traz correções adicionais para tornar o menu de contexto mais rápido. Nos fóruns do Reddit, há relatos de quem disse ter notado uma melhoria considerável após a instalação do update.

Continua após a publicidade

Apesar disso, ainda persiste um bug no qual o menu de contexto aberto é maior que o tamanho original, sem ícones e com um reajuste automatizado após alguns segundos. Outra falha é a ausência de atalhos que existiam na versão para Windows 10, como a criação de atalhos e integração com apps de terceiros.

Vale lembrar ser possível restaurar o sistema para os menus clássicos com o atalho de teclado Shift + F10. Na atualização Sun Valley 2, quem usar a combinação Shift + clique com o botão direito do mouse no Explorador de Arquivos e na Área de Trabalho terá o menu de contexto antigo automaticamente aberto.

Windows 11 em evolução

Continua após a publicidade

O Windows 11 é atualizado regularmente para corrigir bugs, melhorar a estabilidade e trazer novidades necessárias para o sistema. Desde outubro de 2021 até agora, o software da Microsoft já passou várias otimizações para entregar uma experiência satisfatória para o usuário, que vá além do novo menu Iniciar, da central de notificações e da barra de tarefas centralizada, tidos como trunfos do Windows 11.

A próxima grande atualização (22H2) está programada para ser lançada no segundo semestre de 2022. Espera-se que os problemas mais críticos sejam corrigidos, mas até lá ainda há vários bugs enfrentados pela Microsoft. Uma das novidades, por exemplo, é o suporte para arrastar e soltar na barra de tarefas, algo que era muito usado no Windows 10.

Você que instalou a build 22572 do Windows 11 notou o menu de contexto mais rápido ou acredita ser apenas um efeito placebo?

Fonte: Reddit