Publicidade

Microsoft lança patch de segurança para evitar novo WannaCry

Por| 15 de Maio de 2019 às 09h41

Link copiado!

Microsoft lança patch de segurança para evitar novo WannaCry
Microsoft lança patch de segurança para evitar novo WannaCry

A Microsoft começou terça-feira (14) a alertar nesta os usuários de versões mais antigas do Windows e pedir para eles atualizarem, urgentemente, o sistema operacional através do Windows Update para evitar uma possível disseminação em massa de um ransomware.

Pelo visto, havia uma falha crítica de segurança na execução remota de código no recurso “Serviços de Área de Trabalho Remota” que está presente no Windows XP, Windows 7 e em versões de servidor como o Windows Server 2003, Windows Server 2008 R2 e o Windows Server 2008. A Microsoft parece estar dando grande atenção a esse patch de segurança, visto que o Windows XP e o Windows Server 2003 já pararam de receber suporte da empresa, mas acabaram recebendo esse patch mesmo assim.

Simon Pope, diretor de resposta a incidentes do Centro de Respostas de Segurança da Microsoft, explica que a vulnerabilidade encontrada pela companhia permite que qualquer malware se espalhe de um computador para outro de forma bastante rápido, tal qual o WannaCry, que trouxe prejuízos a nível mundial em 2017.

A Microsoft diz que, até o momento, não teve conhecimento de nenhum vírus que possa ter explorado essa falha, mas indica que, tendo os patches lançados, é apenas uma questão de tempo até que indivíduos mal-intencionados realizem engenharia reversa nesses pacotes de segurança para criar um malware do tipo. Felizmente, a companhia informa que as máquinas com Windows 8 e Windows 10 não são afetadas pela vulnerabilidade. Embora o Windows 10 já esteja sendo usado pela grande maioria das pessoas, ainda existem milhões de usuários que possuem o Windows 7 instalados em seus computadores, o que pode fazer com que um ataque desses seja bastante problemático.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que um ransomware é um programa malicioso que criptografa todas as informações presentes na máquina de uma pessoa, exigindo um valor em dinheiro ou em moeda virtual para descriptografá-los. Considerando que o surto do WannaCry gerou muitas dores de cabeça, a Microsoft parece estar agindo fortemente para evitar outro incidente.

Fonte: The Verge