Publicidade

Microsoft denuncia Github por hospedar versão modificada do Windows 10

Por| 14 de Junho de 2020 às 13h06

Link copiado!

Microsoft denuncia Github por hospedar versão modificada do Windows 10
Microsoft denuncia Github por hospedar versão modificada do Windows 10
Tudo sobre Microsoft

De forma parecida com o Android, os usuários do Windows estão acostumados a modificarem o sistema operacional em busca de personalizar a aparência do software ou torná-lo mais leve com a remoção de aplicações não utilizadas, por exemplo. Para tal, muitos contam com a ajuda de ferramentas do próprio software ou recorrem a terceiros como o Ninjutsu OS, lançado no início do mês passado como uma versão modificada do Windows 10.

Entre as promessas do software estão cerca de 800 ferramentas relacionadas à privacidade do usuário e segurança, principalmente voltadas para usuários de programas de torrents, além da remoção de aplicações que já vem pré-instaladas no Windows como a Cortana e o OneDrive.

O objetivo do projeto é entregar todas as modificações em uma única instalação, dispensando assim a modificações de forma separada, conforme revela o criador do Ninjutsu OS em entrevista ao site TorrentFreak:

Continua após a publicidade
“Criei este projeto para ajudar iniciantes e estudantes na área de segurança da informação. Como você sabe, é muito difícil para iniciantes criar o Windows e instalar todas as ferramentas e bibliotecas para alguns dos programas que você precisa no campo da segurança da informação”.

Microsoft acusa Github por violação de licença de software

Em busca de financiamento coletivo para manter o projeto, no início de junho os desenvolvedores hospedaram o Ninjutsu OS no Github. Com isso, a Microsoft tomou ficou a par do projeto e rapidamente agiu para que o link de download fosse removido da plataforma, registrando uma denúncia ao Business Software Alliance (BSA), que cuida para deter a violação de direitos autorais dos softwares.

Continua após a publicidade

A acusação foi feita com base em uma lei americana de direitos autorais chamada de DCMA, sob a alegação de que a personalização, ajuste e desativação de recursos do Windows 10, mesmo quando isso melhora a privacidade, equivale a uma violação da licença de software da Microsoft.

"A BSA determinou que o GitHub.com está fornecendo acesso a informações de direitos autorais, não públicas e de propriedade de nosso membro Microsoft", revela trecho da denúncia.

O link para o download do Ninjutsu OS não se encontra mais disponível no Github, porém a página de financiamento coletivo segue no ar.

Continua após a publicidade

Fonte: TorrentFreak