Microsoft abre o código da calculadora oficial do Windows e o libera no GitHub
Por Renato Mota |

Um dos maiores ícones do Windows desde suas versões mais primitivas, a calculadora nativa do sistema operacional agora é um software de código aberto: a Microsoft disponibilizou o código-fonte da calculadora do Windows no GitHub nesta quarta-feira (6).
“Nosso objetivo é construir uma experiência de usuário ainda melhor em parceria com a comunidade”, afirma a empresa, em comunicado oficial. “Estamos incentivando novas perspectivas e aumentando a participação para ajudar a definir o futuro da calculadora”, completa.
Agora, a comunidade de desenvolvedores poderá pode contribuir para melhorar o aplicativo. Porém, a Microsoft irá avaliar protótipos de novos recursos ou alterações na interface do usuário antes de implementá-los ao sistema operacional. “A calculadora continuará a passar por todos os testes de conformidade, segurança, processos de qualidade e inspeções usuais, assim como fazemos com nossos outros aplicativos”, explica o comunicado.
O pacote disponível no GitHub inclui o código-fonte, o sistema de criação, os testes de unidade e o roteiro do produto. Segundo a Microsoft, “por meio desse projeto, os desenvolvedores podem aprender com o ciclo de vida de desenvolvimento completo da Microsoft, bem como reutilizar o código para criar suas próprias experiências”.
O The Verge lembra que, embora não pareça grande coisa, a liberação dos códigos da calculadora segue a política da Microsoft em adotar cada vez mais o código aberto. Só a abertura recente do gerenciador de arquivos original dos anos 1990, para permitir que ele fosse executado no Windows 10, criou 60 mil patentes ajudar a proteger o Linux, de acordo com o site.
Fonte: Windows Blog