Guia definitivo para atalhos de teclado do Windows
Por Jones Oliveira | •

Há quem os abomine e diga que são difíceis de decorar, mas a verdade é que quem aprende os atalhos de teclado do Windows não quer saber de outra coisa. Rápidas e práticas, as combinações de teclas nos fazem poupar inúmeras horas de trabalho no dia a dia tornando ações de apontar, selecionar e clicar muito mais ágeis do que antes.
Se você é daqueles que não aguenta ficar tirando uma das mãos do teclado e levá-la até o mouse para selecionar uma opção e outra e prefere fazer tudo no teclado, nós preparamos este guia para você. Nele nós mostraremos os atalhos mais úteis do sistema da Microsoft e daremos uma olhada nos atalhos universais que executam funções semelhantes praticamente em todo programa instalado no seu computador. Depois disso, falaremos de casos mais específicos e encerraremos tudo com uma seleção de truques que podem ajudá-lo a ser ainda mais produtivo.
Aconselhamos você a salvar este guia nos favoritos do seu navegador; assim, você poderá consultá-lo sempre que tiver alguma dúvida sobre um atalho em específico ou quando quiser saber como fazer uma determinada ação pressionando as teclas do teclado. Se você já fez isso, então é hora de começarmos. Vamos lá!
Por que atalhos são importantes?
Como já falamos anteriormente, há dois tipos de usuários de computador: aqueles que adoram usar atalhos para tudo e aqueles que provavelmente estão se perguntando por que se incomodar com eles. Se você faz parte desse segundo grupo, são grandes as chances de você estar se justificando dizendo que o mouse pode fazer tudo isso por você, bastando tê-lo à mão, apontar e selecionar a opção que você quer na barra de opção do seu software preferido. Esse pensamento não é errado, mas temos uma pergunta para fazê-lo refletir: como você se sairia usando o computador sem um mouse?
Saiba que o mouse é um acessório completamente opcional no manuseio do computador, logo é possível dispensá-lo completamente para fazer praticamente todo e qualquer trabalho no PC. Salvo programas muito específicos, como o Photoshop ou Corel Draw, por exemplo, que sem um mouse são praticamente inúteis, é perfeitamente possível usar o Windows, navegar na internet, criar documentos etc. somente com o teclado.
Os atalhos são ferramentas poderosas que podem ajudar qualquer um a ser mais produtivo no dia a dia e poupar vários minutos ao longo dos dias (Imagem: Reprodução)
Tudo bem que essa é uma atitude extrema e é difícil encontrar alguém que opere um computador apenas com o teclado hoje em dia. Sendo assim, o mais indicado é aprender a pelo menos trabalhar com uma mão no mouse e outra no teclado de forma produtiva. Por exemplo, num cenário hipotético, você saberia quanto tempo desperdiça em uma hora salvando um documento do Word manualmente clicando em "Arquivo"->"Salvar" a cada cinco minutos? Exatos dois minutos! Isso é bastante tempo se levarmos em consideração o tempo necessário para pressionar as teclas "Control + B" no teclado, que nos toma uma fração de segundos e executa a mesmíssima tarefa.
É claro que é humanamente impossível decorar todos os atalhos de uma só vez, mas uma dica interessante é tentar utilizar os principais no seu dia a dia. Dessa forma, sem que você sequer perceba, logo estará os utilizando sem perceber, automaticamente. Quando chegar a esse ponto, é hora de adicionar mais alguns ao seu repertório, até que eles se tornem natural na sua rotina. Ao adotar esse método, você logo terá um repertório gigantesco de atalhos e estará bem mais produtivo do que antes.
Normatização
Antes de iniciarmos o guia de fato, primeiro é necessário esclarecer algumas normas que foram adotadas para tornar o texto mais fluido e mais fácil de compreender. São elas:
Mais ou menos zoom
Em tempos de monitores Full HD e 4K, é cada vez mais difícil enxergar um texto na resolução padrão do computador. E é aí que surge a necessidade de dar um zoom para visualizar as coisas de uma maneira melhor.
- Facebook: a rede social mais popular do mundo também conta com uma lista de atalhos específicos que podem ajudar você a curtir a vida alheia mais rapidamente. Se você é desses que passa o dia todo no site de Mark Zuckerberg, eis um guia completo de atalhos do Facebook.
- Twitter: a rede de microblogs também tem suas combinações de tecla para facilitar a vida dos usuários. Confira os atalhos do Twitter.
- WordPress: a mais famosa plataforma de blogs da atualidade facilita a vida de muita gente não só por fornecer ferramentas que automatizam todo o processo de criação de um site, mas também por contar com uma vasta lista de atalhos. Veja todos os atalhos do WordPress.
Faça o seu próprio atalho
Se mesmo com todos os atalhos apresentados neste guia você ainda quiser os seus próprios atalhos, não tem problema. A Microsoft encoraja esse tipo de coisa permitindo que o usuário defina atalhos personalizados para qualquer programa, mas a brincadeira acaba por aí.
Não é possível, por exemplo, automatizar uma rotina com o pressionamento de uma combinação específica - pelo menos não nativamente. Contudo, com a utilização de softwares de terceiros é possível contornar essa limitação e criar atalhos extremamente versáteis.
Crie um atalho para seu programa preferido
Sempre há um ou outro programa que são sagrados e você sempre utiliza no dia a dia. Para esses programas, o ideal seria criar atalhos para que a execução dele não dependa de ícones de atalho distribuídos na Área de Trabalho ou na barra de tarefas.
Se você também tem esse pensamento e quer criar atalhos personalizados para seus programas favoritos, faça o seguinte: procure pelo programa que você quer e crie um atalho para ele na Área de Trabalho. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione "Propriedades". Na janela, vá até a aba "Atalho" e entre com a combinação em "Tecla de atalho".
É possível criar atalhos personalizados para executar programas específicos com a entrada de uma combinação (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)
É importante ressaltar que todos os atalhos criados dessa forma aqui obrigatoriamente iniciarão com
CTRL + ALT
Crie atalhos com programas de terceiro
Se você busca por algo mais sofisticado ou simplesmente não quer criar atalhos para programas, mas automatizar processos inteiros com o apertar de uma combinação de teclas, há programas que podem lhe ajudar na tarefa.
Uma ótima dica é o HotkeyP, que permite configurar e personalizar atalhos para qualquer coisa no Windows e de maneira bastante fácil. Para coisas mais avançadas, a dobradinha AutoHotKey e ac’tivAid é a escolha certa. Com eles, é possível criar combinações de tecla para executar qualquer tipo de ação dentro do Windows.
Atalhos que mais atrapalham do que ajudam
Embora sejam extremamente úteis, alguns atalhos podem dar uma dor de cabeça daquelas para os usuários. Alguns fazem coisas bizarras, enquanto outros são tão incomuns que atormentam muita gente e são usados em pegadinhas.
- CTRL + ALT + Setas: gira a exibição da imagem em 0, 90, 180 ou 270 graus. A não ser que você tenha um híbrido de PC e tablet, essa combinação é inútil e pode levar muita gente ao desespero. Caso pressione as teclas por acidente, saiba que basta apertar CTRL + ALT + CIMA para que tudo volte ao normal. Se você for da zoeira, vale a pena tirar um sarro com a cara daquele amigo mais alarmado, deixando a exibição da tela totalmente invertida;
- SHIFT cinco vezes: pressionar essa tecla cinco vezes seguidas fará o computador emitir um bip e exibir uma mensagem sobre as Teclas de Aderência. O recurso de acessibilidade ajuda pessoas que têm dificuldade para apertar duas teclas ao mesmo tempo a executar a tarefa de maneira simples.
Quer ver um amigo suando frio e pedindo ajuda para o vento? Basta mudar a orientação de exibição do monitor dele no Windows (Imagem: Captura de tela: Sergio Oliveira)
Isso é tudo, pessoal!
Com alguma sorte você sobreviveu a essa imensa lista de atalhos do Windows e percebeu o quanto essas combinações de tecla podem nos ajudar no dia a dia. É bem verdade que há vários exemplos aqui, mas a Microsoft está sempre adicionando novas funcionalidades e consequentemente atalhos ao Windows. Portanto, é bastante provável que em pouco tempo tenhamos que atualizar tudo o que foi exposto aqui.
De toda forma, não se afobe. Afinal de contas, ninguém espera que você decore todos os atalhos mostrados aqui. Selecione aqueles que você acha que faz mais sentido usar na sua rotina e tente usá-los com regularidade. Em pouco tempo você perceberá que já utiliza as combinações sem sequer perceber e que isso ajudou você a poupar alguns minutos ao longo dos dias.
Outra dica que damos a você é salvar este guia nos favoritos do seu navegador para consultá-lo posteriormente. Afinal, você certamente vai querer adicionar novos atalhos à sua rotina na medida em que for dominando o uso de outros.
Para fechar, quais atalhos você mais utiliza na sua rotina? Será que este guia lhe apresentou alguma combinação que você não conhecia? Ou melhor, será que você tem algo a acrescentar a essa lista enorme? Se sim, compartilhe na caixa de comentários logo aqui embaixo.