Falha em atualização do Windows 10 reinicia máquinas aleatoriamente

Por Rafael Arbulu | 16 de Agosto de 2019 às 10h55

A atualização cumulativa do Windows 10, lançada pela Microsoft em 13 de agosto, vem causando falhas nas máquinas de vários usuários do sistema operacional. Ao menos é o que alegam vários relatos em fóruns online.

A maior parte deles alega que não conseguem instalar o update, pois ele não completa o processo e exibe mensagens genéricas de erro (códigos 0x80073701 e 0x800f0982). Há, porém, uma boa parcela afirmando que, ainda que tenham conseguido instalar “uma” atualização (e não particularmente “esta” atualização), os seus computadores agora reiniciam sem comando ou motivo.

Atualização mais recente da Microsoft está causando problemas na inicialização do Windows 10: empresa ainda não se posicionou

“A tela fica preta, o PC desliga”, anotou um usuário. “O PC reinicia e vai direto para a Área de Trabalho. É como se estivesse reiniciando normalmente, com a diferença de que ele não espera pelo fechamento dos programas antes disso. Eu não tenho que me logar nem nada, e nem entra na tela da BIOS antes. Não há como diagnosticar isso, já que é completamente súbito e sem aviso. Com 100% de certeza é um problema causado por algum patch recente do Windows”, continua a reclamação.

“Eu também comecei a ter reinicializações inesperadas desde que atualizei a versão 1903 neste final de semana. Não consigo descobrir o que está acontecendo”, disse outro usuário.

Atualização também afetou o Canaltech

Na redação do Canaltech, pelo menos duas pessoas enfrentaram problemas com a atualização do Windows 10, em caráter similar ao que ocorreu com os usuários citados acima.

Wagner Wakka, um de nossos repórteres e semanal apresentador do CT News, perdeu boa parte de um dia de trabalho devido aos problemas enfrentados:

“Em um certo dia, meu computador começou a iniciar em looping. Ele ligava, mas quando estava próximo de entrar na tela de senha do Windows, voltava para o começo e ficava assim para sempre. A tela azul, mostrava somente algo como ‘Erro de thread’. Fui para a internet e descobri que o problema poderia ser a minha placa de vídeo da AMD, dedicada no Dell. A solução foi conseguir fazer o boot em modo de segurança e restaurar todo o computador, desligando essa placa dedicada. Até agora, ele não foi instalada e isso me tomou um dia de trabalho”.

Redação do Canaltech também sofreu impactos com update da Microsoft

Sérgio Oliveira, editor do Canaltech, também enfrentou problemas e passou a maior parte da última quarta-feira (14) fazendo ajustes em seu computador pessoal:

“Eu havia suspendido atualizações por 30 dias por causa de um problema anterior com a minha GPU. Resolvi fazê-las agora e parece que complicaram outras coisas aqui: o PC nem iniciava, entrava em loop no boot com a logo do Windows 10. Desligava e voltava tudo de novo. Como estava sem tempo para corrigir minuciosamente, mandei limpar tudo. A restauração limpou meus quatro HDs”.

Ainda não há informações de quantos usuários foram afetados pelo problema e a Microsoft, até o final da edição deste texto, não emitiu posicionamento.

Fonte: Windows Latest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.