Publicidade

Crop And Lock | Recurso do Microsoft PowerToys cria miniaturas das janelas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Setembro de 2023 às 16h29

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou o recurso Crop And Lock para o aplicativo de produtividade PowerToys. A função permite cortar apenas uma parte específica da tela de um aplicativo e fixá-lo no Windows como uma miniatura própria.

O Crop And Lock funciona de duas formas diferentes: o modo Thumbnail recorta a janela e cria uma miniatura que não pode ser controlada, compatível com a maioria dos apps e ideal para ver feeds de notícias ou para fixar informações essenciais durante o trabalho. Já o modo Reparent substitui a janela original e permite controlar o aplicativo a partir da miniatura, porém a compatibilidade com outros apps é menor.

Continua após a publicidade

A Microsoft reforça que o modo Reparent pode ter problemas de funcionamento ao selecionar uma tela cheia ou usá-lo em apps com abas ou janelas internas — de acordo com a empresa, o Bloco de Notas e o OneNote são alguns exemplos que não operam bem com a novidade.

Em teste feito pelo Canaltech, não foi possível navegar no Chrome com a função, mas o Reparent funcionou normalmente com o Explorador de Arquivos do Windows 11.

Por outro lado, o modo Thumbnail é uma alternativa à opção do PowerToys para fixar janelas na tela do Windows — caso o espaço ocupado seja muito grande, você pode usar o recurso para criar uma miniatura só com o conteúdo necessário.

Como usar o Crop And Lock do PowerToys

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Para testar o recurso, siga estes passos:

  1. Baixe o PowerToys (Windows);
  2. Abra o software;
  3. Selecione uma janela do Windows;
  4. Pressione Windows + Ctrl + Shift + R para usar o modo Reparent ou Windows + Ctrl + Shift + T para usar o modo Thumbnail;
  5. Clique e arraste para selecionar o espaço da tela que será cortado;
  6. Use a miniatura.

Para interromper a função, basta fechar a janela e continuar o trabalho a partir do aplicativo original.