IA Copilot não está disponível para versão LTSC do Windows 10
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft liberou a build 19045.3757 (KB5032278) para o Windows 10 no fim de 2023 para disponibilizar o acesso à versão prévia do Copilot. No entanto, foi descoberto que a inteligência artificial generativa da empresa não chegou aos sistemas LTSC — Long Term Servicing Channel.
- Não gostou? Saiba como voltar do Windows 11 para o Windows 10
- Como corrigir o problema de 100% de disco usado do Windows 10
Nada de IA no Windows 10 LTSC
A informação surgiu nas redes sociais no sábado (10) em uma postagem de um usuário do X (antigo Twitter), que destacou a notícia como algo positivo. “Boas notícias para usuários do Windows 10 LTSC 2021. O Windows Copilot NÃO está disponível para LTSC! Ao tentar habilitar o recém-portado Windows Copilot por meio das chaves de teste do Velocity e do registro, ele ainda não estará disponível porque o registro DWORD "IsUserEligible" foi alterado para 0”, destaca o post.
Um dos possíveis motivos para a não liberação do Copilot no Windows 10 LTSC é que a Microsoft pode querer descentralizar a IA generativa, já que há indícios de que há mais de 1 bilhão de usuários ativos no Windows 10, enquanto o Windows 11 ainda tem cerca de 400 milhões.
Qual a diferença do Windows 10 LTSC para a versão padrão
O Windows 10 LTSC — Long Term Servicing Channel ou Canal de Manutenção a Longo Prazo em português, é uma forma de licença do sistema operacional e do pacote Office da Microsoft.
Normalmente, esse SO exige um pagamento único no momento da aquisição e executam uma tarefa singular importante, além de precisar ter um software funcional por um longo tempo. Os sistemas LTSC têm apenas os aplicativos mais necessários, como Word, Excel e PowerPoint, recebem atualizações de segurança regulares, mas nenhuma atualização de recursos.
Esse tipo de sistema está presente em computadores especializados, como os com funções médicas ou para vendas.