Como usar o assistente de foco no Windows 11

Como usar o assistente de foco no Windows 11

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 06 de Outubro de 2021 às 10h10
Reprodução/Microsoft

Nos dias de hoje, é muito fácil se distrair com as inúmeras notificações que celulares e computadores exibem. Embora úteis para termos acesso a atualizações ou mensagens importantes, existem casos em que elas acabam tomando o caminho oposto.

Por isso, o Windows 11, o mais novo sistema operacional da Microsoft, conta com um recurso chamado “Assistente de foco”, com o qual os usuários podem evitar notificações desnecessárias que podem causar distração quando precisarem manter o foco. Confira abaixo como configurá-la e usá-la!

Como usar o assistente de foco no Windows 11

Passo 1: clique no ícone de “Rede, volume e bateria” no canto inferior direito para abrir o painel de “Configurações rápidas”.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Clique no ícone indicado acima para abrir o menu de "Configurações rápidas" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: com o menu aberto, clique em “Assistente de foco” para habilitá-lo.

Feito isso, clique em "Assistente de foco" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: a primeira opção deixará ativado somente os alarmes programados no computador. Clique mais uma vez no ícone para alterá-lo novamente.

Clique em "Somente alarmes" para mudar para "Somente prioridade" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: para essa modalidade, serão exibidas apenas notificações configuradas como prioritárias. Caso queira desabilitar o “Assistente de foco”, clique novamente no ícone indicado.

Clique em "Somente prioridade" para desativar o "Assistente de foco" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: para configurar quais são as notificações prioritárias, acesse o menu “Iniciar” e clique em “Configurações” ou utilize o comando “Windows + I”.

Para configurar a função, acesse a aba de "Configurações" do Windows 11 (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: acesse a aba “Sistema” no menu esquerdo e clique em “Assistente de foco”.

Acesse "Sistema" e clique em "Assistente de foco" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 7: marque uma das opções ou selecione as regras automáticas no canto inferior. Para criar notificações prioritárias, clique em “Personalize a lista de prioridades”.

Clique em "Personalize a lista de prioridade" para adicionar notificações priotirárias (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 8: escolha se quer receber notificações de chamadas, lembretes, pessoas (adicione os contatos) ou de quais apps.

Faça os ajustes de notificações prioritárias e volte a usar o PC normalmente (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode usar o assistente de foco do Windows 11.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.