Como substituir o Bing pelo Google na barra de pesquisa do Windows 10

Por Douglas Ciriaco

Uma das novidades do Windows 10, a barra de pesquisa do sistema, localizado ao lado do botão do Menu Iniciar, tende a tornar mais fácil encontrar coisas no seu computador e também na web. Por padrão, esse serviço realiza buscas utilizando o Bing, motor de pesquisa da Microsoft, mas isso pode ser alterado.

Para aplicar tal mudança, você precisa redefinir o seu navegador padrão e, dependendo do aplicativo que você usa, instalar uma extensão específica para isso. Caso o browser de sua preferência seja o Mozilla Firefox, as buscas realizadas pela barra do Windows já devem estar utilizando o mesmo mecanismo de pesquisa padrão do navegador (normalmente o Google).

Entretanto, caso você use o Google Chrome, é necessário ir além da simples modificação do navegador padrão. Confira agora o passo a passo completo para aprender tudo o que precisa ser feito.

Passo 01

Abra o Menu Iniciar e clique sobre a opção “Configurações”.

Google na pesquisa do W10

Passo 02

Clique sobre a opção “Sistema”.

Google na pesquisa do W10

Passo 03

Agora, selecione o menu “Aplicativos padrão” e role a página até encontrar a seção “Navegador da Web”.

Google na pesquisa do W10

Passo 04

Clique sobre ele e escolha o navegador de sua preferência. Como dito anteriormente, caso escolha o Firefox, as buscas serão abertas em uma nova aba do browser e utilizará o Google (ou o outro mecanismo de busca padrão definido no navegador) para encontrar o que você deseja. Contudo, se você prefere o Chrome, selecione-o como a sua escolha de navegador.

Google na pesquisa do W10

Passo 05

Agora é preciso instalar a extensão Bing2Google em seu navegador. Clique aqui para ir até a Chrome Web Store e faça a instalação. Depois disso, sempre que realizar uma pesquisa na web pela barra do Windows 10, ela será aberta em uma nova aba do Chrome utilizando o sistema de buscas do Google.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!