Publicidade

Como saber se o seu Windows é original

Por| Editado por Bruno Salutes | 12 de Novembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

Se você utiliza o Windows, é provável que tenha se deparado com problemas relacionados à versão pirata do software. Por isso, é importante saber maneiras de saber se o seu Windows é original para acessar atualizações e manter seu computador protegido.

Aqui no Canaltech, já ensinamos como descobrir a chave do Windows. Utilizar uma cópia autenticada do Windows garante ao usuário atualizações e downloads importantes para mantê-lo seguro ao instalar programas, jogos e navegar na internet.

No entanto, vale mencionar que a Microsoft garante enviar atualizações críticas de segurança para computadores não que não utilizam a versão original do Windows. Se você quer tirar essa dúvida, veja como descobrir se o seu software é original.

Continua após a publicidade

Como saber se o Windows é original

A Microsoft recomenda que o usuário busque características que confirmam a autenticidade do Windows, como o COA (Certificado de Autenticidade), que corresponde a uma etiqueta de comprovação de licença composto com holograma em todo seu entorno.

Para consultar no Windows, basta clicar no botão iniciar e digitar Ativação. Em seguida, clique em "Ver se o Windows está ativado" e consulte a licença instalada no seu sistema operacional.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Se você adquiriu seu computador com Windows pré-instalado em lojas do varejo de confiança ou vendedores certificados da Microsoft, não se preocupe; é bastante provável que o seu sistema operacional seja original e conte com as últimas atualizações recomendadas.

Caso o seu sistema não seja original, abra o aplicativo "Ver se o Windows está ativado" e selecione a opção "Vá para a loja". Então, adquiria uma linça digital do Windows diretamente pela Microsoft Store.