Como redimensionar partições no Windows 10

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Gizmodo

O Windows 10 chegou com tudo, arrebatando corações, colocando quem tinha versões piratas do sistema da Microsoft na legalidade e apresentando uma série de novidades para todo mundo.

Algumas coisas, porém, continuam basicamente iguais ao que eram em outras edições do SO — e a ferramenta para redimensionamento de partições é uma delas. Se por acaso você não está satisfeito com a divisão dos discos rígidos de seu computador, não precisa esquentar a cabeça, pois mudar isso é algo muito simples.

Antes de começar, vale sempre lembrar que modificar uma partição pode ocasionar em perda de dados. Então, se você não quer ser surpreendido de forma negativa, o mais apropriado é fazer um backup dos arquivos essenciais presentes na partição que será modificada.

Sem mais delongas, vamos lá!

Passo 01

Clique com o botão direito do mouse sobre o novo menu Iniciar. No menu que abriu, escolha a opção “Gerenciamento de Disco”.

Redimensionar partição Windows 10

Passo 02

Na janela que se abriu, você vê uma tela com informações sobre disco rígido ou SSD instalado em seu PC.

Redimensionar partição Windows 10

Clique com o botão direito do mouse sobre a partição que deve ser redimensionada e então selecione a opção “Diminuir volume”.

Redimensionar partição Windows 10

Lembre-se que primeiro é necessário diminuir o volume de um dos discos para depois particioná-lo, afinal o espaço é limitado e precisa ser realocado.

Passo 03

Na tela que se abriu, analise as informações e defina quanto será reduzido desta partição.

Redimensionar partição Windows 10

Clique em “Diminuir” para confirmar e aguarde até que todo o processo seja concluído.

Passo 04

Para aumentar uma partição, clique sobre ela com o botão direito do mouse e então vá em “Estender volume”. Então, é só definir quanto será aumentado e seguir o procedimento conforme exposto na tela de seu computador.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!