Como instalar o DirectX

Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Antes de mostrarmos como instalar o DirectX, vamos explicar resumidamente o que ele é. Basicamente é uma API (Application Programming Interface) — uma coleção de APIs, na verdade — desenvolvida para lidar diretamente com o hardware de áudio e de vídeo no Windows, em especial nos jogos.

Se você usa o Windows, muito provavelmente já possui o DirectX instalado. Então por que montamos esse tutorial? Por dois motivos. O primeiro é para ajudar você a ter a versão mais recente instalada, já que as atualizações são feitas pelo Windows Update. Em segundo lugar, pode corrigir possíveis erros da versão já instalada, resolvendo grande parte dos problemas.

Pois bem, já vimos o que é o DirectX e porque instalá-lo manualmente. Agora vamos ver como fazer esse procedimento.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Baixando o DirectX

Vamos começar pelo download, que pode ser feito neste link.

Em seguida, temos uma sugestão da Microsoft, que vamos pular e prosseguir com a instalação.

O arquivo baixado tem um nome esquisito, chamado “dxwebsetup.exe”, e tem um tamanho bastante reduzido. Isso acontece pois trata-se de um instalador on-line, então vamos executá-lo.

Instalação

A primeira janela pede que aceitemos os termos da licença, etapa necessária para continuar o processo.

Mais uma sugestão da Microsoft aqui: a barra de pesquisas do Bing (essas coisas existem, ainda?). Não, Microsoft, obrigado. Não será desta vez. A menoso que você queira ter essa barra no seu navegador, vamos prosseguir sem instalá-la.

E é isso! Se havia algum erro, ou se o DirectX estava desatualizado, este procedimento provavelmente resolverá. Agora basta abrir o game ou programa que você estava tentando e se divertir!

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.