Como filtrar os resultados de buscas no Menu Iniciar do Windows 10

Por Douglas Ciriaco

O Windows Vista foi o primeiro Windows a trazer um sistema de busca integrado ao Menu Iniciar. De lá para cá esta função só melhorou — com um leve intervalo durante o Windows 8/8.1, período no qual o Menu Iniciar foi sumariamente limado do sistema operacional. O ápice desta função, porém, é o Windows 10, que o deixou ainda mais preciso e inteligente.

Além disso, agora a Barra de Tarefas do Windows conta com um menu desenvolvido especialmente para as buscas, ou seja, é possível pesquisar no sistema sem abrir o Menu Iniciar. Enfim, independentemente do caminho escolhido, o fato é que é possível torná-lo ainda mais preciso para você encontrar o que busca. Isso porque o sistema da Microsoft oferece alguns comandos que filtra os resultados em três grandes grupos: Aplicativos, Configurações e Arquivos.

Aprenda agora a utilizá-los.

Abra o Menu Iniciar ou o menu de pesquisa do Windows 10. Antes de começar a digitar utilize um dos comandos a seguir: file: para exibir apenas arquivos, settings: para exibir apenas funções de configuração do Windows, e apps: para mostrar somente aplicativos e programas do Windows.

Se você costuma utilizar esta ferramenta de busca do Windows, vai notar o quanto este pequeno detalhe é capaz de ajudar. Isso porque quando você vai procurar as configurações de monitor do Windows, a coisa mais óbvia a fazer é digitar “monitor” no Iniciar. Porém, vamos supor que você tenha arquivos com esta palavra no nome ou também programas diversos de monitoramento, que também trazem o mesmo termo no título.

Busca no Menu Iniciar

Encontrar o que você procura pode ser mais trabalhoso do que deveria. Assim, se você busca settings: monitor, vai filtrar os resultados apenas no âmbito das configurações do sistema.

Busca no Menu Iniciar

Se o que você busca é algum programa, então mande um apps: monitor e o resultado também é filtrado.

Busca no Menu Iniciar

É interessante notar que, ao usar um comando de filtro, você pode navegar pelas categorias a partir de botões presentes no topo da tela.

Busca no Menu Iniciar

Assim, fica ainda mais fácil visualizar os resultados de suas buscas.