Como filtrar os resultados de buscas no Menu Iniciar do Windows 10

Por Douglas Ciriaco

O Windows Vista foi o primeiro Windows a trazer um sistema de busca integrado ao Menu Iniciar. De lá para cá esta função só melhorou — com um leve intervalo durante o Windows 8/8.1, período no qual o Menu Iniciar foi sumariamente limado do sistema operacional. O ápice desta função, porém, é o Windows 10, que o deixou ainda mais preciso e inteligente.

Além disso, agora a Barra de Tarefas do Windows conta com um menu desenvolvido especialmente para as buscas, ou seja, é possível pesquisar no sistema sem abrir o Menu Iniciar. Enfim, independentemente do caminho escolhido, o fato é que é possível torná-lo ainda mais preciso para você encontrar o que busca. Isso porque o sistema da Microsoft oferece alguns comandos que filtra os resultados em três grandes grupos: Aplicativos, Configurações e Arquivos.

Aprenda agora a utilizá-los.

Abra o Menu Iniciar ou o menu de pesquisa do Windows 10. Antes de começar a digitar utilize um dos comandos a seguir: file: para exibir apenas arquivos, settings: para exibir apenas funções de configuração do Windows, e apps: para mostrar somente aplicativos e programas do Windows.

Se você costuma utilizar esta ferramenta de busca do Windows, vai notar o quanto este pequeno detalhe é capaz de ajudar. Isso porque quando você vai procurar as configurações de monitor do Windows, a coisa mais óbvia a fazer é digitar “monitor” no Iniciar. Porém, vamos supor que você tenha arquivos com esta palavra no nome ou também programas diversos de monitoramento, que também trazem o mesmo termo no título.

Busca no Menu Iniciar

Encontrar o que você procura pode ser mais trabalhoso do que deveria. Assim, se você busca settings: monitor, vai filtrar os resultados apenas no âmbito das configurações do sistema.

Busca no Menu Iniciar

Se o que você busca é algum programa, então mande um apps: monitor e o resultado também é filtrado.

Busca no Menu Iniciar

É interessante notar que, ao usar um comando de filtro, você pode navegar pelas categorias a partir de botões presentes no topo da tela.

Busca no Menu Iniciar

Assim, fica ainda mais fácil visualizar os resultados de suas buscas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.