Como fazer backup do Windows em um arquivo de imagem ISO

Por Douglas Ciriaco

O Windows conta com algumas opções nativas para você reverter um quadro de mau funcionamento em sua máquina. Restaurar o computador a um ponto anterior ou então apelar para a restauração de fábrica são algumas das opções mais simples e práticas disponíveis nas versões mais recentes do sistema operacional da Microsoft. Contudo, há ainda mais alternativas.

Uma delas é a criação de uma imagem ISO, que pode ser gravada em um pendrive ou em um DVD para criar um dispositivo bootável. Com isso, você tem mais uma opção à sua disposição e, o melhor de tudo, que pode ser utilizada caso você perca o acesso ao sistema operacional — ideal em casos quando o Windows para de funcionar, por exemplo.

Este processo é simples e o mais interessante é que pode ser refeito com uma certa frequência a fim de garantir que você manterá seus dados intactos em caso de problemas. Além disso, criar uma imagem ISO pode ser uma opção mais ágil para incluir dados pessoais (como as pastas do disco) e sistema em um único backup que, além de tudo, vai ocupar relativamente pouco espaço.

Usando um programa de terceiros

A melhor opção para criar uma imagem do Windows é recorrer a um programa de terceiros. Esta alternativa dá mais controle e oferece mais recursos para a clonagem de um disco, permitindo que você possa copiar partições ou discos individualmente, escolhendo o que será transformado em uma imagem.

Um bom programa para isso é o DataNumen Disk Image, um software gratuito, fácil de usar e bastante funcional. Clique aqui para fazer o download deste aplicativo.

Passo 1

Após fazer o download e a instalação, abra o programa. Na opção “Create image for drive or disk”, selecione qual disco ou partição será clonado. Repare que é possível clonar discos externos, como pendrives ou HDs externos, conectados à máquina, bem como HDs e SSDs inteiros — para isso, porém, é preciso ter um disco ainda maior capaz de abrigar um arquivo tão grande, não se esqueça.

Clonar disco no Windows

Passo 2

Em “Output imagem file as”, você deve definir o local e o nome do arquivo que será criado. Feito tudo isso, clique em “Start Cloning” e aguarde até que tudo seja concluído.

Clonar disco no Windows

Clonando vários discos e partições de uma só vez

O DataNumen Disk Image conta com uma função capaz de clonar vários discos ou partições de uma só vez.

Passo 1

Acesse a opção “Batch Clone” e clique em “Add Drive/Disk” para selecionar o que será copiado.

Clonar disco no Windows

Passo 2

Selecione os discos que serão copiados e o local em que eles serão salvos. Por fim, clique em “Start cloning” e aguarde a finalização do processo.

Clonar disco no Windows

Restaurando um disco

O próprio DataNumen Disk Image conta com uma função para restauração.

Passo 1

Abra o aplicativo e vá em “Restore”.

Clonar disco no Windows

Passo 2

Lá, selecione o arquivo de imagem que será recuperado e qual disco ou partição ele será o seu destino. Então, clique em “Start restore” e aguarde a conclusão do processo de restauração.

Clonar disco no Windows

Criando imagem com a ferramenta nativa do Windows

Desde o Windows 7, o sistema operacional da Microsoft conta com uma ferramenta nativa para a criação de clones do disco. Elas podem reunir programas e arquivos, reunindo tudo em um só lugar e tornando a recuperação bem mais simples em caso de problemas.

Passo 1

Abra o Menu Iniciar e procure pela opção “Backup e Restauração (Windows 7)”. Clique sobre o resultado e você verá a tela abaixo. Nela, clique em “Criar uma imagem do sistema”.

Clonar disco no Windows

Passo 2

O sistema vai processar a informação e avaliar os dispositivos disponíveis. Agora, você pode salvar uma imagem do computador, clonando tudo o que há em sua máquina. É possível selecionar o destino do arquivo, que pode ser um dos discos rígidos em sua máquina, um DVD ou ainda uma unidade de rede.

Clonar disco no Windows

Clique em “Avançar” para prosseguir e aguarde até que tudo seja concluído.