Como desinstalar o OneDrive do Windows 10

Por Douglas Ciriaco

O Windows 10 trouxe algumas novidades e, como é de praxe com serviços da Microsoft, veio também com aqueles aplicativos e serviços quase impossíveis de serem removidos por meios comuns. Um desses é o OneDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da companhia que oferece alguns gigabytes na web para você guardar as suas coisas. Se você é usuário deste serviço, ótimo, é só aproveitar. Contudo, se este não é o seu caso, o item se torna desnecessário.

Infelizmente, a função que permite a remoção do OneDrive não está disponível para o Windows 10 Home. Apenas quem utiliza uma versão superior a essa, como a Pro, é que pode acessar uma função específica do sistema para remover o OneDrive por completo.

Então, se você tem uma versão Pro do Windows 10, faça o seguinte:

Passo 1

Abra o Menu Iniciar e procure pela função “Editar política de grupo”. Clique sobre ela.

Passo 2

Na nova tela, siga o caminho Política do Computador Local > Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > OneDrive. Agora, ative a opção “Impedir o uso do OneDrive para armazenamento de arquivos” na seção “Editar”.

Passo 3

Para concluir a remoção do OneDrive, você precisa abrir o Prompt de Comando do Windows. Para isso, abra o Menu iniciar e procure “Prompt de Comando”. Clique sobre ele.

Se você utiliza sistema de 32 bits, execute o seguinte comando:

%SystemRoot%\System32\OneDriveSetup.exe /uninstall

Caso você use sistema de 64 bits, execute este comando:

%SystemRoot%\SysWOW64\OneDriveSetup.exe /uninstall

Apenas isso já é o suficiente para remover o OneDrive de sua máquina. Vale observar, porém, que não há nenhuma tela de confirmação ou algo do tipo, então é preciso conferir manualmente se o serviço foi removido. Além disso, é importante ressaltar que as pastas utilizadas pelo OneDrive não serão removidas — isso deve ser feito manualmente ou com a ajuda de algum programa de limpeza.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.