Como deixar o seu pendrive mais rápido para gravar e ler arquivos no Windows

Por Dimitri Pereira

O seu pendrive demora muito para transferir arquivos? Você acha chato esperar vários minutos até que toda a movimentação seja concluída? Nesse tutorial você vai aprender uma alternativa muito eficaz para dar uma turbinada no seu dispositivo de armazenamento.

A demora na transmissão de dados de um pendrive é correspondente à velocidade de gravação de sua mídia removível. Quanto maior for essa variante, menor será o tempo na hora de armazenar os documentos nessa memória.

Um pendrive comum, como qualquer genérico, sem precisar ser de marca, suporta gravar dados a mais ou menos 5 MB/s (megabits por segundo). Outra estatística importante para analisar é a velocidade de leitura dessa mídia USB, que por outro lado, costuma ser um pouco mais alta, na faixa dos 20 MB/s.

O que você talvez não saiba é que não há necessidade de comprar um pendrive premium, muito mais caro, para desfrutar de velocidades superiores. Há uma alternativa muito simples que pode ser executada em qualquer dispositivo de armazenamento para torná-lo mais ágil em computadores que utilizam o Windows como sistema operacional.

O que faremos nesse tutorial é apenas formatar sua mídia removível com o sistema de arquivos NTFS, descartando o FAT32, que geralmente vem configurado de fábrica.

NTFS e FAT32

Todas as mídias digitais, incluindo HDs e cartões de memória, trabalham com base em um sistema de arquivos. Isto é, uma estruturação de como o dispositivo deve armazenar os dados dentro dele mesmo. Na maioria das vezes, os pendrives mais baratos já saem de fábrica configurados com o sistema FAT32, que é um dos mais antigos que existem e compatível com praticamente qualquer sistema operacional, incluindo Linux e Mac OS.

No entanto, mesmo que o FAT32 seja o mais popular e compatível sistema de arquivos, o NTFS, que é mais novo, é também muito mais ágil e confiável. Você pode formatar qualquer pendrive com esse padrão. Só deve ter em mente que a unidade pode não funcionar em Smart TVs e consoles de video game, já que o sistema foi desenvolvido com base em computadores que utilizam o Windows como sistema operacional.

Formatando o pendrive

Passo 1. Para formatar o pendrive no modo NTFS, conecte o dispositivo de armazenamento na porta USB da sua máquina. Caso ele contenha arquivos importantes, faça um backup de segurança antes, pois todos os arquivos serão apagados durante o processo.

Passo 2. Em seguida, abra o Explorador de arquivos. Para isso, vá em "Meu Computador", clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da unidade removível e selecione a opção "Formatar" do menu.

pendrive

Passo 3. Na janela que vai se abrir, localize o campo "Sistema de arquivos" e escolha a opção NTFS. Clique em "Formatar" e aguarde alguns minutos. O processo de formatação então irá começar e poderá demorar um pouco, isso vai depender da capacidade de armazenamento do pendrive.

pendrive

Quando o processo acabar, você já vai poder testar a diferença transferindo arquivos para a unidade USB e comparando a velocidade da gravação.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.