Como atualizar o Windows 7 para o Windows 10

O Windows 10 já está presente em um bom número de máquinas, mas o Windows 7 continua bastante popular. Alguns seguem a máxima de que não se mexe em time que está ganhando. Outros simplesmente não sabem como fazer a atualização, já que a notificação de upgrade não aparece para todos. Como resolver isso?

Vamos responder em três passos simples.

Passo 1: medidas preliminares

Antes de qualquer coisa é importante fazer um backup dos arquivos importantes. Isso pode ser feito por um software específico, transferência direta para um disco externo ou mesmo com o uso de um backup na nuvem. Para esta última alternativa, recomendamos tanto o Dropbox quanto o Google Drive.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em seguida, desinstale programas desnecessários, em especial os que podem causar problemas. É o caso, por exemplo, de softwares projetados especificamente para o Windows 7. O mesmo vale para o programa de antivirus: procure desinstalá-lo antes da atualização, reinstalando-o após o término.

Considerando que há espaço suficiente no disco rígido para a atualização (algo em torno de 15 GB), vamos para o próximo passo.

Passo 2: Service Pack 1

Um dos principais motivos para a ausência de notificação de atualização é a ausência do Service Pack 1 instalado. Para conferir, basta clicar “Tecla Windows + R” e digitar “winver” (sem as aspas) e ver se ele está presente.

Sua ausência é um caso bastante comum especialmente para quem desativa as atualizações automáticas. Mas é algo fácil de resolver: basta ir ao site da Microsoft e clicar em baixar.

Em seguida é necessário escolher o arquivo correto:

  • windows6.1-KB976932-X86.exe (537.8 MB) para sistemas 32 bits; ou
  • windows6.1-KB976932-X64.exe (903.2 MB) para sistemas 64 bits;

Passo 3: Atualização

Após a instalação do Service Pack 1, a notificação para atualizar aparecerá na área de notificação. Basta clicar lá, iniciar o processo e aproveitar o Windows 10. Agora é hora de escolher um novo antivirus e, caso necessário, recuperar os arquivos salvos no Passo 1.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.