Build vazada do Windows 10 mostra menu iniciar redesenhado e sem Live Tiles

Por Wagner Wakka | 24 de Julho de 2019 às 11h58
(Imagem: Reprodução/Jon Friedman, via Medium)
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A Microsoft pode abandonar de vez as Live Tiles no Windows 10. A informação vem de uma build interna do sistema operacional que foi revelada acidentalmente a participantes do programa Insiders da empresa.

Os Live Tiles são aqueles ícones retangulares que surgiram na época do finado Windows 8 e no Windows 10 ficam em constante atualização no menu iniciar. Ali, cada bloquinho pode carregar informações atualizadas em tempo real, como previsão do tempo, notícias mais quentes e anotações em documentos colaborativos.

Indicado em vermelho, estão ícones chamados de Live Tiles, que atualizam automaticamente (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Na nova proposta contida da build vazada pela própria empresa, o menu se torna mais iconográfico, sem a divisão em blocos típica da linguagem adotada para o Window Phone e o Windows 8. Com isso, os Live Tiles deixam de fazer parte do menu, que supostamente passará a apresentar somente programas e utilitários.

A build foi revelada a usuários do programa Insider, que permite acesso antecipado às novidades da empresa, mas em caráter de teste. A build 18947 chegou já com o novo desenho de menu, contudo, como se trata de um programa de testes, ainda não é possível saber se atualização realmente vai chegar ao usuário final.

Mudança apresentada na build do Windows 10 (Foto: MSPoweruser)

Por outro lado, é bastante provável que a Microsoft abandone as Live Tiles. Em janeiro deste ano, rumores apontaram que a empresa estaria tirando a funcionalidade na versão Lite do Windows, voltada a ser uma concorrente do Chrome OS em aparelhos menos potentes.

A Microsoft não confirmou oficialmente a mudança, nem a intenção de retirar a funcionalidade.

Fonte: MSPoweruser

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.