Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug derruba o Windows 10 se você abrir e fechar demais a tampa do notebook

Por| 31 de Julho de 2020 às 12h38

Link copiado!

Bug derruba o Windows 10 se você abrir e fechar demais a tampa do notebook
Bug derruba o Windows 10 se você abrir e fechar demais a tampa do notebook

Um novo bug do Windows 10 -- este, divulgado pela própria Microsoft -- pode derrubar o sistema operacional caso você feche e abra a tampa de seu laptop com muita frequência. Segundo a empresa norte-americana, a falha ocorre especificamente em aparelhos que tenham suporte à resolução 4K, mas isso não necessariamente se aplica somente ao laptop, mas também a aparelhos conectados a ele.

Pelos detalhes, existem dois cenários onde o bug pode se fazer presente: o primeiro vem quando você conecta ao laptop um monitor externo via entrada HDMI e o configura para rodar em 4K, e depois roda um vídeo em formato 4K H265 pelo app “Filmes e TV”. Se por qualquer razão, você tiver que fechar e abrir a tampa do laptop sem o desligamento correto ou o comando de hibernar, o Windows 10 vai apresentar o famigerado “crash”, forçando você a reiniciar a máquina.

Continua após a publicidade

O outro cenário também considera a conexão de sua máquina a dispositivos externos: se você plugar dois monitores 4K a uma dock station Thunderbolt 3; plugar um laptop cujo display traz resolução nativa em 4K e usa uma configuração tripla de monitores (seja “clonando” ou “estendendo” o display) nessa mesma dock station, ou ainda repetidamente plugar e desplugar o laptop, novamente o bug deve aparecer, derrubando o sistema operacional.

A grosso modo, você pode pensar que essa situação é específica demais para afetar um grande volume de usuários, mas em meio à pandemia da COVID-19 e com muitas pessoas trabalhando em casa e fazendo videoconferências em sabe-se lá qual resolução, o alerta para se tomar um cuidado maior se faz necessário.

Por que isso acontece?

Segundo a Microsoft, o ato de abrir e fechar a tampa do laptop acaba minando o funcionamento do Desktop Windows Manager (dwm.exe), um comando que roda de forma contínua sempre que o Windows 10 está em funcionamento. A empresa não soube informar, porém, o motivo de apenas monitores com algum suporte ou conexão à resolução 4K são afetados, nem tampouco quantas vezes a tampa deve ser fechada/aberta para que o bug ocorra.

Continua após a publicidade

O que a empresa assegura é a origem deste bug: o sistema de gerenciamento de memória do DirectX (a API de vídeo da Microsoft que é integrada a praticamente todas as soluções de vídeo do mundo, desde a reprodução de filmes em streaming até placas de vídeo para jogos). O componente (“Dxgmm2.sys”, no jargão da TI) aparentemente não suporta recuperar um PC da hibernação tantas vezes quanto deveria.

A Microsoft já informou estar trabalhando em um patch para corrigir o problema, mas não soube informar quando ele ficará pronto para que o download seja disponibilizado. Até lá, a recomendação é que você evite abrir e fechar a tampa do laptop, preferindo o comando de “Suspender”/”Hibernar” do menu Iniciar — ou desligar a máquina por completo.

Fonte: Bleeping Computer