Atualização de agosto do Windows 8.1 pode causar tela azul; saiba como consertar

Por Sérgio Oliveira

Há muito tempo, a "tela azul da morte" deixou de ser um problema que assombra grande parte dos usuários do Windows. Desde o lançamento do Windows XP, a tela que geralmente indica um erro muito grave no sistema operacional da Microsoft tem aparecido cada vez menos, mas isso não significa que ela não apareça de vez em quando.

É o caso, por exemplo, da última atualização de agosto do Windows 8.1, que vem causando problemas nos computadores de algumas pessoas. De acordo com os relatos, após fazer o download e instalação do update MS14-405, vários usuários disseram que a tela começou a aparecer e que o sistema agora apresenta uma instabilidade geral.

A falha já vem afetando tantas pessoas que a própria Microsoft a reconheceu e removeu os links para o download. Na tentativa de se desculpar, a empresa ofereceu um passo a passo para corrigir todos os possíveis problemas que surgiram após a instalação do pacote de atualização.

Se você está passando por isso e seu computador vem apresentando instabilidade ou a tela azul da morte, nós te ensinaremos a resolver a situação agora. Confira:

Problema com fontes do Windows

Após instalar a atualização de agosto, vários relatos dão conta de que as fontes instaladas fora do diretório padrão do Windows (%windir%/fonts/) não podem ser alteradas quando são carregadas pelo sistema. Todas as tentativas de alterar, substituir ou excluí-las são bloqueadas e a mensagem "Arquivo em uso" é apresentada.

De acordo com a Microsoft, esse comportamento já está sendo analisado e já se sabe que ele foi causado por uma das seguintes atualizações:

  • 2982791 MS14-045: atualização de segurança para drivers de modo kernel, lançada no dia 12 de agosto;
  • 2.970.228: atualização para suportar o símbolo de moeda nova para o rublo russo no Windows;
  • 2.975.719: conjunto de atualizações para o Windows RT 8.1, o Windows 8.1, e o Windows Server 2012 R2;
  • 2.975.331: update para o Windows RT, Windows 8 e Windows Server 2012.

Além disso, a própria empresa remove os links de download para essas atualizações enquanto o problema não é solucionado definitivamente.

Como resolver o problema

Acesse o Painel de Controle do seu computador, clique em "Programas" (ou "Programs" se estiver em inglês) e logo em seguida em "Programas e recursos" ("Programs and Features").

Acesse o menu de

Acesse o menu de "Programas e Recursos" para obter a lista de atualizações instaladas no seu computador (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Na janela que se abre, clique em "Exibir atualizações instaladas" ("View installed updates") e busque por uma das seguintes atualizações para desinstalá-las:

  • KB2982791
  • KB2970228
  • KB2975719
  • KB2975331
Clicar na opção

Clicar na opção "Exibir atualizações instaladas" fará com que a lista de programas instalados seja trocada pela de atualizações instaladas. Procure por uma das atualizações listadas acima e a desinstale (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Problema com tela azul da morte

Vários usuários vêm relatando que o Windows 8.1 está apresentando a mensagem de verificação de erro 0x50 (tela azul da morte) após a instalação de qualquer uma destas atualizações:

  • 2982791 MS14-045: atualização de segurança para drivers de modo kernel, lançada no dia 12 de agosto;
  • 2.970.228: atualização para suportar o símbolo de moeda nova para o rublo russo no Windows;
  • 2.975.719: conjunto de atualizações para o Windows RT 8.1, o Windows 8.1, e o Windows Server 2012 R2;
  • 2.975.331: update para o Windows RT, Windows 8 e Windows Server 2012.

Como resolver o problema

Passo 1: Reiniciar o computador em modo de segurança

Reiniciar o Windows 8.1 em modo de segurança não é uma das tarefas mais simples, mas o Canaltech tem um tutorial que ensina a fazê-lo. Siga-o clicando aqui e depois retorne para este passo a passo.

Passo 2: exclua o arquivo fntcache.dat

Para isto, abra o prompt de comando do seu computador e digite a seguinte linha:

del% windir% \ system32 \ fntcache.dat

Pressione a tecla "Enter" e pronto.

Passo 3: reinicie seu computador

Após a exclusão do arquivo, reinicie seu computador no modo normal. Se tudo ocorrer bem até aqui, ele não deverá apresentar nenhum problema.

Passo 4: abra o editor de registro

Agora precisaremos acessar o editor de registro do Windows. Para isso, pressione as teclar "Windows + R" e na janela que abrir digite "regedit". Confirme clicando em OK e o editor deve aparecer na suta tela.

Abra a janela executar para acessar o editor de registros do Windows com o comando

Abra a janela executar para acessar o editor de registros do Windows com o comando "regedit" (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 5: localize uma chave no registro

Explore o editor de registros e localize a seguinte subchave nele:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ Software \ Microsoft \ Windows NT \ CurrentVersion \ Fonts \

Passo 6: exporte a chave

Uma vez encontrada a subchave, é hora de exportá-la. Clique com o botão direito na subchave de registro "Fontes" e depois selecione a opção "Exportar".

Clique com o botão direito do mouse na subchave de registro

Clique com o botão direito do mouse na subchave de registro "Fonts" para exportá-la (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Dê um nome para o arquivo de registro exportado e selecione um local para armazená-lo. Utilizaremos este arquivo para recuperar o registro da fonte que será excluído na sequência.

Atribua um nome à chave exportada e armazene-a num local de fácil localização. Você precisará dela no futuro

Atribua um nome à chave exportada e armazene-a num local de fácil localização. Você precisará dela no futuro (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 7: exclua algumas chaves do registro

Ainda na subchave "Fonts", procure por registros que atendam aos seguintes critérios:

  • Tenham um arquivo de caminho completo ao invés de somente o nome do arquivo;
  • O caminho completo do arquivo termina em ".otf".

Se encontrá-lo, clique com o botão direito sobre ele e o exclua.

Passo 8: exclua o arquivo fntcache.dat de novo

Depois disso, o arquivo fntcache.dat será criado mais uma vez. Exclua-o novamente abrindo o prompt de comando e executando a seguinte linha:

del% windir% \ system32 \ fntcache.dat

Passo 9: desinstale atualizações problemáticas

Acesse o Painel de Controle do seu computador e clique em "Programas". Logo na sequência, clique em "Programas e Recursos" e em "Exibir atualizações instaladas" na janela que se abrir.

Na listagem, localize e desinstale qualquer uma das seguintes atualizações:

  • KB2982791
  • KB2970228
  • KB2975719
  • KB2975331

Passo 10: restaure os valores do registro

Após a desinstalação, reinicie o seu computador e procure pelo arquivo ".reg" que você salvou no passo 6. Uma vez encontrado, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção "Mesclar" para que os valores de registro da fonte sejam restaurados.

Feito isto, seu computador deve parar de exibir a tela azul da morte causada por uma das atualizações do mês de agosto.