Atualização de agosto do Windows 8.1 pode causar tela azul; saiba como consertar

Há muito tempo, a "tela azul da morte" deixou de ser um problema que assombra grande parte dos usuários do Windows. Desde o lançamento do Windows XP, a tela que geralmente indica um erro muito grave no sistema operacional da Microsoft tem aparecido cada vez menos, mas isso não significa que ela não apareça de vez em quando.

É o caso, por exemplo, da última atualização de agosto do Windows 8.1, que vem causando problemas nos computadores de algumas pessoas. De acordo com os relatos, após fazer o download e instalação do update MS14-405, vários usuários disseram que a tela começou a aparecer e que o sistema agora apresenta uma instabilidade geral.

A falha já vem afetando tantas pessoas que a própria Microsoft a reconheceu e removeu os links para o download. Na tentativa de se desculpar, a empresa ofereceu um passo a passo para corrigir todos os possíveis problemas que surgiram após a instalação do pacote de atualização.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Se você está passando por isso e seu computador vem apresentando instabilidade ou a tela azul da morte, nós te ensinaremos a resolver a situação agora. Confira:

Problema com fontes do Windows

Após instalar a atualização de agosto, vários relatos dão conta de que as fontes instaladas fora do diretório padrão do Windows (%windir%/fonts/) não podem ser alteradas quando são carregadas pelo sistema. Todas as tentativas de alterar, substituir ou excluí-las são bloqueadas e a mensagem "Arquivo em uso" é apresentada.

De acordo com a Microsoft, esse comportamento já está sendo analisado e já se sabe que ele foi causado por uma das seguintes atualizações:

  • 2982791 MS14-045: atualização de segurança para drivers de modo kernel, lançada no dia 12 de agosto;
  • 2.970.228: atualização para suportar o símbolo de moeda nova para o rublo russo no Windows;
  • 2.975.719: conjunto de atualizações para o Windows RT 8.1, o Windows 8.1, e o Windows Server 2012 R2;
  • 2.975.331: update para o Windows RT, Windows 8 e Windows Server 2012.

Além disso, a própria empresa remove os links de download para essas atualizações enquanto o problema não é solucionado definitivamente.

Como resolver o problema

Acesse o Painel de Controle do seu computador, clique em "Programas" (ou "Programs" se estiver em inglês) e logo em seguida em "Programas e recursos" ("Programs and Features").

Acesse o menu de

Acesse o menu de "Programas e Recursos" para obter a lista de atualizações instaladas no seu computador (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Na janela que se abre, clique em "Exibir atualizações instaladas" ("View installed updates") e busque por uma das seguintes atualizações para desinstalá-las:

  • KB2982791
  • KB2970228
  • KB2975719
  • KB2975331
Clicar na opção

Clicar na opção "Exibir atualizações instaladas" fará com que a lista de programas instalados seja trocada pela de atualizações instaladas. Procure por uma das atualizações listadas acima e a desinstale (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Problema com tela azul da morte

Vários usuários vêm relatando que o Windows 8.1 está apresentando a mensagem de verificação de erro 0x50 (tela azul da morte) após a instalação de qualquer uma destas atualizações:

  • 2982791 MS14-045: atualização de segurança para drivers de modo kernel, lançada no dia 12 de agosto;
  • 2.970.228: atualização para suportar o símbolo de moeda nova para o rublo russo no Windows;
  • 2.975.719: conjunto de atualizações para o Windows RT 8.1, o Windows 8.1, e o Windows Server 2012 R2;
  • 2.975.331: update para o Windows RT, Windows 8 e Windows Server 2012.

Como resolver o problema

Passo 1: Reiniciar o computador em modo de segurança

Reiniciar o Windows 8.1 em modo de segurança não é uma das tarefas mais simples, mas o Canaltech tem um tutorial que ensina a fazê-lo. Siga-o clicando aqui e depois retorne para este passo a passo.

Passo 2: exclua o arquivo fntcache.dat

Para isto, abra o prompt de comando do seu computador e digite a seguinte linha:

del% windir% \ system32 \ fntcache.dat

Pressione a tecla "Enter" e pronto.

Passo 3: reinicie seu computador

Após a exclusão do arquivo, reinicie seu computador no modo normal. Se tudo ocorrer bem até aqui, ele não deverá apresentar nenhum problema.

Passo 4: abra o editor de registro

Agora precisaremos acessar o editor de registro do Windows. Para isso, pressione as teclar "Windows + R" e na janela que abrir digite "regedit". Confirme clicando em OK e o editor deve aparecer na suta tela.

Abra a janela executar para acessar o editor de registros do Windows com o comando

Abra a janela executar para acessar o editor de registros do Windows com o comando "regedit" (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 5: localize uma chave no registro

Explore o editor de registros e localize a seguinte subchave nele:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ Software \ Microsoft \ Windows NT \ CurrentVersion \ Fonts \

Passo 6: exporte a chave

Uma vez encontrada a subchave, é hora de exportá-la. Clique com o botão direito na subchave de registro "Fontes" e depois selecione a opção "Exportar".

Clique com o botão direito do mouse na subchave de registro

Clique com o botão direito do mouse na subchave de registro "Fonts" para exportá-la (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Dê um nome para o arquivo de registro exportado e selecione um local para armazená-lo. Utilizaremos este arquivo para recuperar o registro da fonte que será excluído na sequência.

Atribua um nome à chave exportada e armazene-a num local de fácil localização. Você precisará dela no futuro

Atribua um nome à chave exportada e armazene-a num local de fácil localização. Você precisará dela no futuro (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 7: exclua algumas chaves do registro

Ainda na subchave "Fonts", procure por registros que atendam aos seguintes critérios:

  • Tenham um arquivo de caminho completo ao invés de somente o nome do arquivo;
  • O caminho completo do arquivo termina em ".otf".

Se encontrá-lo, clique com o botão direito sobre ele e o exclua.

Passo 8: exclua o arquivo fntcache.dat de novo

Depois disso, o arquivo fntcache.dat será criado mais uma vez. Exclua-o novamente abrindo o prompt de comando e executando a seguinte linha:

del% windir% \ system32 \ fntcache.dat

Passo 9: desinstale atualizações problemáticas

Acesse o Painel de Controle do seu computador e clique em "Programas". Logo na sequência, clique em "Programas e Recursos" e em "Exibir atualizações instaladas" na janela que se abrir.

Na listagem, localize e desinstale qualquer uma das seguintes atualizações:

  • KB2982791
  • KB2970228
  • KB2975719
  • KB2975331

Passo 10: restaure os valores do registro

Após a desinstalação, reinicie o seu computador e procure pelo arquivo ".reg" que você salvou no passo 6. Uma vez encontrado, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção "Mesclar" para que os valores de registro da fonte sejam restaurados.

Feito isto, seu computador deve parar de exibir a tela azul da morte causada por uma das atualizações do mês de agosto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.