Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização de abril do Windows 10 traz diversas novidades; confira detalhes

Por| 27 de Abril de 2018 às 18h00

Link copiado!

Microsoft
Microsoft

A Microsoft acaba de anunciar uma atualização repleta de novidades bacanas para o Windows 10. Batizada como April 2018 Update, a compilação estará disponível para download gratuito a partir de segunda-feira (30) e apresenta recursos com foco no aumento de produtividade, o que deve torná-la atraente tanto para o usuário final quanto ao público corporativo (que, por sinal, representa uma enorme parcela entre os usuários do sistema operacional).

Entre as funcionalidades inéditas, o grande destaque fica para a Timeline (linha do tempo), que nada mais é do que um histórico universal que engloba tudo o que você faz no sistema operacional. Imagine, por exemplo, que você estava trabalhando em um documento na semana passada e não consegue mais encontrá-lo; usando o recurso para “voltar no tempo”, o usuário é capaz de abrir o arquivo em questão no mesmo ponto em que parou.

O modo mais simples de entender a Timeline é imaginar que ela funciona como um “abas recentes” contínuo e que consegue lembrar tudo o que você escreveu, abriu, desenhou ou navegou ao longo dos últimos 30 dias. Também será possível usar a mesma função nos aplicativos do navegador Edge e da suíte Microsoft 365 para Android e iOS, aumentando a integração entre dispositivos móveis e desktops ou notebooks.

Continua após a publicidade

Outra novidade bacana é o novo Focus Assist, que lhe permite desligar temporariamente quaisquer distrações que o computador possa vir a emitir. Isso serve para aqueles momentos em que é necessário se focar em uma determinada tarefa profissional, por exemplo, ou quando estiver estudando e não puder ser interrompido. Enquanto o Focus Assist estiver ligado, redes sociais, apps de comunicação e outros softwares permanecerão inacessíveis e silenciados (sendo possível adicionar contatos em uma lista para deixá-los de fora do bloqueio).

Outros implementos

O Edge também foi aprimorado com esta atualização. Agora, o navegador é capaz de silenciar guias (à semelhança do Chrome), trabalhar com PDFs em tela cheia, preencher automaticamente formulários online e oferecer uma impressão de documentos mais organizada. Alguns desses recursos já haviam sido implementados em patches próprios do browser, mas, no April 2018 Update, eles parecem ter sido melhorados ainda mais.

Continua após a publicidade

Por fim, a nova versão do Windows 10 inaugura a Dictation (Ditado), função que lhe permite ditar textos em qualquer programa ou aplicativo ao simplesmente pressionar a combinação de teclas Windows + H. A ideia da Microsoft é oferecer uma experiência semelhante àquela que já temos em smartphones e em tablets.

Como citado anteriormente, o Windows 10 April 2018 Update estará disponível para download gratuito a partir da próxima segunda-feira (30). Para baixar a atualização, basta acessar o recurso Windows Update no painel de configurações da sua máquina.

Fonte: Microsoft