Aprenda como fazer queixar diretas à Microsoft com o Feedback Hub

Por Dimitri Pereira

Um aplicativo da Microsoft para Windows 10 reúne todas as novidades sobre a última versão do sistema operacional e oferece a oportunidade do usuário fazer reclamações direto aos desenvolvedores. No Feedback Hub, qualquer consumidor Microsoft pode sugerir mudanças no software, assim como relatar problemas nos aplicativos ou funções nativas do sistema operacional. O usuário pode também avaliar e contribuir com opiniões de outras pessoas que partilham das mesmas ideias a fim de aumentar as chances de que o tópico seja atendido e as mudanças sejam feitas.

Instalação do Feedback Hub

O aplicativo Feedback Hub já vem automaticamente instalado e faz parte das últimas versões do Windows. Para quem ainda não possui, é necessário ser participante do programa Windows Insider e baixar as builds de testes do sistema.

O Hub de Feedback está disponível na loja de aplicativos do Windows e alguns usuários conseguiram baixá-lo na versão estável do sistema.

Aprenda como fazer uma reclamação

Até agora, o Feedback Hub só está disponível em inglês, porém qualquer reclamação pode ser feita em qualquer idioma.

Passo 1. Na tela inicial do Feedback Hub, clique sobre o botão "Feedback", o segundo da coluna da esquerda.

Passo 2. Nessa tela serão mostradas todas as reclamações feitas por outros consumidores Microsoft. Clique na barra de texto e digite a sua reclamação.

Passo 3. O aplicativo então vai exibir reclamações com as mesmas palavras-chave que você usou na sua. No caso de o app não encontrar uma reclamação semelhante, clique sobre "Add new Feedback", no canto esquerdo da barra de texto.

Passo 4. Uma nova tela de feedback então será aberta com a sua reclamação no campo "Summarize your feedback". Acima disso terá duas opções que você terá que escolher. Se for uma reclamação, marque "Problem", se for uma sugestão, marque "Suggestion".

Passo 5. No campo de texto "Give us more detail", você poderá descrever melhor a sua reclamação ou sugestão com até mil palavras. Apesar de esse campo ser opcional e não obrigatório, preenchendo-o você ajudará a Microsoft e outros usuários a entenderem melhor o seu problema.

Passo 6. Depois que digitar tudo, clique no quadro abaixo de "Select a category and subcategory to help users find your feedback". Aqui você terá que definir as categorias e subcategorias em que a sua reclamação ou sugestão está relacionada. No exemplo, selecionamos "Start and Action Center"

Passo 7. Caso queira adicionar um print referente ao problema, basta clicar em "Attach a screenshot" e selecionar a imagem em questão.

Passo 8. Ao finalizar a sua reclamação, clique sobre "Submit".

Passo 9. O Windows vai então agradecer o seu feedback e ele será disponibilizado para a avaliação de todos os outros usuários de Windows que visitam essa plataforma. Clique em "Go back".

Como apoiar as reclamações ou sugestões de outros usuários

Passo 1. Se depois que você digitou a reclamação e apareceu outra similar à sua, você pode dar uma curtida nela para que ela fique mais forte e assim, aumentar as chances para que seja avaliada pela Microsoft. Para isso, clique no número ao lado da reclamação semelhante à sua.

Passo 2. Caso queira fazer mais e contribuir com mais detalhes acerca do problema ou sugestão, clique no post.

Passo 3. Uma outra tela vai aparecer, então clique em "Add feedback details" para enviar um print com o mesmo assunto.

Passo 4. É também possível comentar a reclamação ou sugestão em questão. Basta clicar no campo indicado e escrever a sua opinião sobre o tópico. Quando terminar, clique em "Submit" para enviar o comentário.

Como fazer reclamações com a versão antiga do Windows Feedback

Caso você tenha a versão estável do Windows 10 e não conseguiu instalar o Feedback Hub, você pode fazer as reclamações para a Microsoft a partir do aplicativo "Feedback Windows". Esse app é a versão mais antiga e que deve ser substituída pelo Feedback Hub em julho, no Anniversary Update.

Para fazer da maneira antiga, siga os passos a seguir:

Passo 1. Abra a caixa de pesquisa do Windows ao lado do menu Iniciar e digite "Windows Feedback", ou abra o menu Iniciar, clique em "All Apps" e procure por "Windows Feedback".

windows feedback

Passo 2. Na tela inicial do app, é possível navegar pelas categorias de reclamações na parte esquerda da tela ou digitar o seu feedback direto no campo de texto no topo para procurar por outros tópicos semelhantes. (Se for a primeira vez que estiver usando esse app, você terá que se logar à sua conta Microsoft).

feedback hub

Passo 3. Se você não achar nenhuma reclamação similar à sua, clique no botão "Add new feedback" na parte inferior da janela.

Passo 4. Preencha os campos exatamente como no Feedback Hub. Indique primeiro se é uma sugestão ou um problema, marcando a caixa. Em seguida, abaixo, você precisa dar um título e descrever o seu problema, já que essa versão antiga não oferece os campos separados.

Passo 5. Depois você precisa selecionar a categoria na qual a sua reclamação/sugestão está relacionada e se preferir, envie um print para deixar mais completo.

Passo 6. Quando finalizar, clique no botão azul abaixo, "Post feedback".

feedback hub

Passo 7. da mesma forma que se faz no Feedback Hub, aqui você também pode curtir uma reclamação com um "upvote" para que ela se torne mais relevante para os desenvolvedores da Microsoft. Com isso você ajudará para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.

feedback hub

Pronto! Dessa forma você poderá ajudar a Microsoft a fazer atualizações cada vez melhores para a sua experiência com o sistema operacional.