Aprenda a personalizar as suas notificações no Windows 10

Por Redação
photo_camera Divulgação

A atualização de aniversário do Windows 10 adicionou um sistema de notificações sincronizado que faz com que os alertas de aplicativos e do sistema apareçam em todas as plataformas, incluindo o seu dispositivo Android, caso você tenha o aplicativo Cortana instalado. A partir dele é possível espelhar todas as suas notificações do celular no desktop. Há ainda outras opções de notificações, incluindo a capacidade de priorizar alguns aplicativos. A nova Central de Ações é basicamente a versão do Windows Phone 8.1. É a parte do sonho da Microsoft: "Windows everywhwere" (Windows em todos os lugares) - um hub de notificações universal que aparece em todas as plataformas.

O sistema de notificações do Windows 10 ainda está em desenvolvimento. A nova central de ações consiste basicamente em duas partes: a área de notificações no topo e as ações rápidas (quick actions) na parte inferior. Na área de notificações você poderá visualizar notificações de vários aplicativos, incluindo os do sistema do Windows e terceiros, como o Facebook, Twitter e sua conta de email.

O centro de notificações/ações está quase lá, mas ainda é bastante confuso. Veja a seguir como configurá-lo no Windows 10 se você deseja evitar que elas apareçam na tela de bloqueio ou como desligá-las totalmente.

O principal centro de toda essa atividade informativa é a central de ações, que pode ser encontrado clicando no ícone de notificações, representado por um balãozinho quadrado localizado na barra inferior à direita do relógio.

Você pode dispensar as notificações de três maneiras diferentes: pode passar o mouse sobre o nome do aplicativo (no exemplo acima, Facebook) e clicar no "x" ao lado dela para ignorar todas as notificações desse aplicativo. Você pode também passar o mouse sobre cada notificação individualmente e clicar no "x" ao lado dela para descartar a notificação específica. Ou você pode limpar tudo, clicando sobre a opção "Clear all" no canto superior direito do centro de notificações para ignorar todas as notificações de todos os aplicativos.

Desse modo, com o recurso "Windows everywhere", todas as notificações que você dispensar dentro da central de notificações também serão dispensadas em todos os seus outros dispositivos do Windows, como o seu telefone por exemplo.

Na barra de ações rápidas, você verá quatro botões de acesso rápido, assim como um link para Expandir. Clique em "Expandir" para ver todas as ações rápidas. Essas ações incluem coisas como um botão de "Tablet mode", "Location", "Network" e um link para todas as configurações "All settings".

Para escolher quais serão as ações rápidas que aparecerão no menu de Ações rápidas (Quick Actions), vá em

Configurações > Sistema > Notificações e Ações> Ações rápidas > Adicionar ou remover ações rápidas

Settings > System > Notifications & actions > Quick actions > Add or remove quick actions

Você poderá habilitar qualquer ação rápida (ou todas) ou pode desligá-las.

Para escolher quais serão as ações rápidas que aparecerão acima do intervalo no menu de ações rápidas, vá em:

Configurações > Sistema > Notificações e Ações> Ações rápidas

Settings > System > Notifications & actions > Quick actions

e arraste os ícones para priorizá-los. Os quatro ícones de sua preferência aparecerão acima do intervalo e os restantes só aparecerão quando você clicar no botão "Expandir".

Privacidade

As notificações aparecerão automaticamente na tela de bloqueio do Windows 10. Mas se você não quer que as notificações apareçam, tirando a sua privacidade caso tenha mais pessoas perto, você pode resolver isso.

Para remover todas as notificações da tela de bloqueio, vá em:

Configurações > Sistema > Notificações e Ações> Notificações

Settings > System > Notifications & actions > Notifications

e desligue a chave de alternância abaixo de "Mostrar notificações na tela de bloqueio" (Show notifications on the lock screen)

notificacao Windows 10

Para ocultar notificações na tela de bloqueio de um aplicativo específico, vá em

Configurações > Sistema > Notificações e Ações> Obter notificações desses remetentes

Settings > System > Notifications & actions > Get notifications from these senders

e clique sobre o aplicativo que deseja configurar.

notificacao Windows 10

Em seguida, no menu de configurações do aplicativo, desligue a chave de alternância "Mantenha notificações privadas na tela de bloqueio" (Keep notifications private on the lock screen).

notificacao Windows 10

Escolha as suas prioridades

As notificações aparecem em pop-ups em todos os lugares (na tela de bloqueio, em seu desktop, em seu smartphone...), mas elas realmente partem do centro de ação. Nem todas as notificações de aplicativos são importantes e o Windows 10 permite que você priorize quais serão os aplicativos que continuarão emitindo notificações.

Para definir prioridades de notificações de um aplicativo, vá em:

Configurações > Sistema > Notificações e Ações> Obter notificações desses remetentes

Settings > System > Notifications & actions > Get notifications from these senders

e clique sobre o aplicativo que você deseja configurar.

Abaixo de "Prioridade de notificações no centro de ação" (Priority of notifications in Action Centre), selecione um nível de prioridade: Top (exibindo na parte superior do centro de ação), Alta (Exibido no meio do centro de ação) ou Normal (exibido na parte inferior do centro de ação). Todos os aplicativos já estão ajustados para a prioridade "normal" por padrão.

Neste menu você poderá também escolher quantas das notificações de um aplicativo serão visíveis no centro da ação num mesmo momento. A configuração, por padrão, é de 3. Mas você pode configurá-la também para 1, 5, 10 ou 20 a partir do menu drop-down abaixo do "Número de notificações visíveis no Centro de Ação" (Number of notifications in Action Centre).

notificacao Windows 10

Sons de notificação

Se você deseja manter as notificações, porém não gosta dos sons que elas emitem e quer desligá-lo, ou deseja mudar o som da notificação, você precisa acessar o Painel de Controle.

Mas você pode desligar os sons para aplicativos individualmente. para isso vá em:

Configurações > Sistema > Notificações e Ações> Obter notificações desses remetentes

Settings > System > Notifications & actions > Get notifications from these senders

clique sobre o aplicativo desejado e desligue a chave de alternância abaixo de "Tocar um som quando a notificação chegar" (Play a sound when a notification arrives).

Porém você não pode fazer isso para todas as notificações ao mesmo tempo.

notificacao Windows 10

Para desligar ou alterar o som em todas as notificações de aplicativos:

Clique com o botão direito do mouse sobre o botão "Iniciar" e abra o "Painel de Controle". Em seguida clique em "Som".

notificacao Windows 10

Na janela que se abre, selecione a aba "Sons" e, na caixa de eventos de programa, role a lista para baixo até "Notificações" (sob a árvore do Windows) e clique sobre ela.

Agora, você poderá escolher um som diferente para as notificações ou nenhum, clicando sobre o menu drop down acima do botão "Ok". Depois que escolher o tipo do som, clique em "Aplicar".

notificacao Windows 10

Livre-se totalmente de todas as notificações

Se você deseja acabar com as notificações, não tem problema. è muito fácil configurá-las para que fiquem invisíveis no Windows 10. Para desativar todas elas, de todos os aplicativos, vá até:

Configurações > Sistema > Notificações e Ações> Notificações

Settings > System > Notifications & actions > Notifications

e desligue a chave de alternância abaixo de "Receba notificações de aplicativos e outros remetentes" (Get notifications from apps and other senders).

notificacao Windows 10

Se você quiser desativar notificações apenas de algum aplicativo específico, vá até "Receber notificações a partir desses remetentes" (Get Notifications from these senders). e altere chave de alternância para "off" para cada aplicativo individualmente.

notificacao Windows 10

Para ocultar o ícone do Centro de Ação da barra de tarefas, clique com o botão direito sobre a barra de tarefas e selecione "Configurações" (Settings), Abaixo da área de notificações, altere a chave de alternância para "off" e pronto!

Agora que você aprendeu todas as configurações possíveis a respeito de notificações, pode ajustar o Windows 10 e ficar livre de alertas inconvenientes e irrelevantes.