Aprenda a fazer o download de qualquer ISO do Windows

Tudo sobre

Microsoft

O Windows 10 chegou para ficar, já sendo a versão oficial pré-instalada em diversas máquinas. Ao que tudo indica ele será a “versão definitiva”, versão esta que receberá todas as novidades da Microsoft. Mas e se quisermos baixar uma versão anterior, como fazer?

Aliás, estudar versões mais antigas de um sistema é uma excelente forma de aprender sobre sistemas operacionais de forma geral. Por isso vamos mostrar como baixar as ISOs do Windows de uma forma simples e rápida.

Windows 10

Baixar e criar um pendrive bootável com o Windows 10 é algo bastante simples. Quem está acostumado a instalar distros Linux está bastante familiarizado com o processo. No caso do Windows 10 é ainda mais simples: basta usar a ferramenta da própria Microsoft.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Criamos um tutorial detalhado aqui no Canaltech explicando o passo a passo, bastando ter um pendrive com 8 GB de capacidade (pelo menos).

Windows 7, 8 e 8.1

Ainda disponíveis pelos meios oficiais (é necessário possuir uma licença), é possível instalar as versões 7, 8 e 8.1 tanto como sistema oficial quando em máquinas virtuais. Para isso é necessário baixar o Windows ISO Downloader e selecionar a versão desejada.

Além dessas versões, é possível baixar as versões para desenvolvedor e a Insider Preview, além das versões mais recentes do Office. Basta selecionar a versão em questão, esperar a página carregar, selecionar a versão específica e clicar em “Confirmar”. O processo pode demorar alguns minutos.

Versões anteriores

Nossa intenção era montar um tutorial com todas as ISOs com Windows deste século. Ou seja, o Windows XP é uma das versões que estariam presentes, mas encontramos um problema: não é possível. Pelo menos não por meios oficiais.

Quer dizer, é sim possível encontrar as ISOs do Windows XP, Windows 2000 e até mais antigas, mas não usando os servidores da Microsoft. Mas há uma boa quantidade de sites por aí com as ISOs mais recentes do XP. Não seria bacana ter essa versão por meios oficiais, mesmo que para instalar em uma máquina virtual para estudo?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.