Aprenda a desabilitar a tela de bloqueio no Windows 10

Por Dimitri Pereira
photo_camera Divulgação

O Windows 10 é um sistema operacional universal, o que significa que ele foi projetado para funcionar em aparelhos com e sem tela touchscreen. Porém, a tela de bloqueio, que apareceu pela primeira vez no Windows 8 era praticamente feita para telas sensíveis ao toque.

Se você tem um computador com o Windows 10 sem touchscreen, a tela de bloqueio e inútil. Ela nem é uma tela de login, ela é apenas uma tela que vem antes e que você precisa dispensar para chegar à tela de login. Apesar de inútil, a Microsoft não disponibilizou a opção de desabilitá-la nas configurações rápidas e fáceis de ajustar.

De fato, após a atualização de aniversário do Windows 10, o registro que trabalhava anteriormente para desabilitar a tela de bloqueio simplesmente não funciona mais; e o Editor de política de Grupo em versões Pro do sistema operacional também já não permitem uma configuração para se livrar da tela de bloqueio. Em outras palavras, a tela de bloqueio veio para ficar ... pra sempre!

No entanto, se você quiser, existem algumas opções para deixar a tela de bloqueio um pouco menos desagradável, senão banida da sua vista.

Opção 1: Desativar todas as telas pré-desktop

Se você desativar a tela de login do Windows 10, não terá que pular a tela de bloqueio para em seguida fazer o login e acessar o seu computador. Você será automaticamente conectado, imediatamente.

Embora essa opção tecnicamente se livre da tela de bloqueio, ela também se livrará da tela de login. Lembre-se de que a tela de bloqueio e a tela de login são duas coisas completamente diferentes. O login mantém o seu dispositivo seguro. Portanto não é recomendável essa opção a menos que você esteja usando um dispositivo não-portátil, como por exemplo um computador de mesa. A desativação da tela de login deixará o seu dispositivo vulnerável e qualquer pessoa que pegue o seu laptop ou tablet poderá acessar as suas informações e documentos sem nenhuma dificuldade.

Veja então como proceder para desativar as duas telas:

Passo 1. Abra a caixa de comando Executar pressionando simultaneamente as teclas "Windows" + "R", em seguida digite no campo de busca "netplwiz" (sem as aspas) e clique em "OK" ou pressione "Enter".

tela bloqueio windows 10

Passo 2. A janela de Contas do usuário será aberta. Na caixa "Usuários deste computador" selecione o seu nome de usuário e, em seguida, desmarque a caixa de seleção "Usuários devem digitar o login e senha para usar este computador" (Users must enter a username and password to use this computer) e depois clique em "Aplicar" (Aply).

tela bloqueio windows 10

Passo 3. Uma nova janela chamada "Entrar automaticamente" (Sign in automatically) vai aparecer. Digite duas vezes a sua senha para confirmar a alteração da configuração e em seguida, clique em "OK".

tela bloqueio windows 10

A partir dessa alteração o seu computador irá ignorar a página de login quando você ligá-lo, mas não fará isso quando você desbloqueá-lo. Você também pode alterar as opções de sessão para que o Windows nunca exija senha quando o PC despertar de um sono. Para isso, vá em

Configurações > Contas > Opções de início de sessão

Settings > Accounts > Sign-in options

e selecione a opção "Never" (Nunca) no menu drop down da direita.

tela bloqueio windows 10

Opção 2: desativar a tela de bloqueio quando o dispositivo estiver ligado

O Windows 10 tem, na verdade, duas telas de bloqueio. Bem, elas são a mesma tela de bloqueio, porém ocorrem em duas ocasiões distintas: a primeira é executada quando você liga o computador; e a segunda é executada quando você desbloqueia o seu computador a partir de um estado de repouso, como suspensão ou bloqueio manual (Iniciar > Conta > Lock).

tela bloqueio windows 10

Até o momento, não se sabe como desligar a primeira tela de bloqueio, a do início. Porém a da segunda ocorrência é possível, o que significa que você não verá a tela de bloqueio quando acordar o computador de um sono ou quando você desbloqueá-lo a partir de um lock manual, sendo encaminhado direto para a tela de login.

Existem algumas maneiras diferentes para se fazer isso, porém a forma mais simples é desativando simplesmente a pasta LockApp (que é essencialmente a tela de bloqueio no seu disco rígido). Para isso siga o passo a passo a seguir:

Passo 1. Abra o Gerenciador de arquivos e vá em

C: > Windows > SYstemApps e localize a pasta Microsoft.LockApp_cw5n1h2txyewy.

tela bloqueio windows 10

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre essa pasta e clique em "Renomear" (Rename), mas não mude o nome da pasta, simplesmente adicione ".bak" (sem as aspas) ao fim de tudo e pressione "Enter".

tela bloqueio windows 10

Passo 3. Você pode ter que fornecer permissão de administrador para renomear a pasta. Se a pop-up aparecer, confirme em "Continue".

tela bloqueio windows 10

Agora você pode bloquear o computador ou colocá-lo para dormir, e, quando despertar não verá mais a tela de bloqueio. Você verá a tela de login ou a tela do desktop, dependendo de como as suas configurações de login estão. Se quiser ter a tela de bloqueio de volta, simplesmente reverta o processo, tirando o ".bak" do nome da pasta.

Mas atenção: esse procedimento não vai desativar a tela de bloqueio na inicialização. Caso você desligue o computador, você ainda verá a tea de bloqueio quando reiniciá-lo.