Publicidade

Após reconhecer falhas, Microsoft barra atualização de maio do Windows 10

Por| 01 de Junho de 2020 às 11h06

Link copiado!

Após reconhecer falhas, Microsoft barra atualização de maio do Windows 10
Após reconhecer falhas, Microsoft barra atualização de maio do Windows 10

Apesar de a atualização de maio do Windows 10 ter sido liberada na última semana, alguns usuários ainda seguem sem tê-la instalada em suas máquinas. Isso não é à toa, menos ainda uma série de casos isolados: a própria Microsoft reconheceu uma vários bugs que colocaram o update no que ela chama de “paralisação por compatibilidade”, ou seja, erros que estão especificamente impedindo o processo de atualização automática.

A lista possui 10 erros cadastrados em investigação, sendo que pelo menos nove deles estão classificados como "muito problemáticos", incluindo um que causa reinicializações constantes em dispositivos sempre conectados, como o Surface Pro 7 e o Surface Laptop 3.

Não são todas as máquinas que estão sendo impedidas de atualizarem seus sistemas operacionais, mas a variedade é grande demais para apontar os casos como problemas restritos a esta ou aquela fabricante. Para saber se o seu computador é um dos “contemplados”, tente olhar, em "Configurações", a aba de atualização de sistema (caminho segue logo abaixo): se você não viu nenhum alerta de notificação pendente, então é provável que a sua máquina seja afetada.

  1. Abra o menu “Configurações” (o símbolo de engrenagem na lateral do menu “Iniciar”)
  2. Clique em “Atualização e Segurança”
  3. Na aba inicial (“Windows Update”), clique em “Verificar se há atualizações”
Continua após a publicidade

Lembrando que notificações sobre atualizações opcionais não estão sendo incluídas nessa verificação por elas não serem parte do update de maio de 2020. Nos referimos exclusivamente a instalações majoritárias.

É importante ressaltar, também, que máquinas que já não eram compatíveis antes ou ainda não estão prontas para a atualização de maio de 2020 começaram a receber notificações da própria Microsoft, ressaltando um pedido para que aguardem mais. Estas também não entram nessa verificação.

O update também vem sendo bloqueado em aplicações e jogos que façam uso do recurso “GameInput Redistributable”, com o indesejado defeito de que alguns desses apps “podem perder entrada de comandos via mouse”. Em outras palavras, seu mouse não será reconhecido por eles. A empresa, porém, não informou quais apps são esses.

Se ainda assim você desejar aplicar a atualização de maio de 2020 em sua máquina, você pode usar o assistente de atualização da Microsoft, uma ferramenta oferecida pela empresa em seu site oficial e que consegue contornar até mesmo os bloqueios impelidos pelos bugs desse novo update. Entretanto, a prática não é recomendável por razões óbvias.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge