O que fazer quando a tela azul de erro aparecer em seu Windows?

Por William Nascimento

A famosa tela azul de erro do Windows costuma ser pavorosa para alguns usuários. Talvez você já tenha se deparado com ela e não encontrou uma maneira segura de lidar com a situação. Nós, do Canaltech, elaboramos algumas dicas de como proceder quando a "tela da morte" aparecer em seu computador equipado com o sistema operacional da Microsoft.

Quando acontecer um problema sério em seu computador é bem provável que você veja a tela azul de erro. Ela aparece sem nenhum aviso e trava seu computador, que volta a funcionar apenas com uma reinicialização. No entanto, nem sempre é fácil entender a razão pela qual ela apareceu. As informações oferecidas pelo sistema são quase sempre técnicas e resumidas.

Normalmente o problema está relacionado com algum problema no hardware e não no software, como alguns pensam. Componentes de hardware danificados ou drivers incompatíveis podem ser a principal causa do problema. Abaixo você pode ver um exemplo da tela azul nas versões XP, Vista e Seven do Windows:

Tela Azul Windows

Já a tela azul foi reformulada no Windows 8. Ela se tornou mais simples e exibe um número menor de informações. É exibida uma mensagem padrão e a descrição resumida do erro.

Tela Azul Windows 8

Analise as informações

Para começar a lidar com o problema é preciso analisar as informações fornecidas na tela azul. Tais informações são importantes para encontrar o verdadeiro motivo do travamento do sistema.

Uma extensa mensagem padrão ocupa a maior parte da tela. Acima, uma frase revela uma descrição do erro. Em algumas vezes a informação exibida é resumida contendo alguns termos técnicos que possibilitam que o usuário tenha uma certa noção de onde foi o erro.

Tela azul Windows

As últimas informações exibidas correspondem às "informações técnicas" do erro. Esta é a parte mais importante de toda mensagem exibida. Nela é possível notar um código composto de oito dígitos, precedido da palavra "STOP", que identifica o erro ocorrido no sistema. Entre parênteses é possível analisar o endereço da memória em que o erro ocorreu.

Logo abaixo o sistema informa qual o arquivo envolvido no erro. Descobrir qual a função do arquivo em questão é uma das grandes chaves para conseguir a solução definitiva do problema. É importante mencionar que nem todos os erros na tela azul fornecem tal informação.

Tela azul

Verifique erros no "Visualizador de eventos"

O "Visualizador de eventos" presente no Windows é uma ótima ferramenta para localizar erros presentes no sistema. Talvez o problema poderá estar listado neste recurso.

Para acessá-lo basta clicar com o botão direito em "Meu Computador" e escolher a opção "Gerenciar".

Acessar Visualizador de eventos

Após isso é possível localizar vários erros presentes no sistema. Corrija todos os erros possíveis. Se a tela azul não voltar a aparecer, provavelmente você encontrou o erro.

Visualizador de eventos

Mantenha os drivers de seu computador atualizados

A atualização dos drivers de seu computador é importante para melhorar o desempenho de sua máquina. Além disso, as atualizações podem evitar que você seja surpreendido pela tela azul de erro. Consulte os sites das fabricantes que oferecem as versões mais recentes dos drivers.

Também é possível verificar as atualizações de drivers por meio do "Gerenciamento de dispositivos". Para isso acesse o "Painel de Controle" na categoria "Hardware e Sons". Procure por "Gerenciador de dispositivos".

Gerenciador de dispositivos

Cuide da memória RAM

A memória RAM é um dos componentes mais importantes de seu computador. Um simples mau contato ou danificação pode acarretar em problemas. Por isso verifique regularmente o estado da memória RAM de seu computador. Caso tenha mais de um pente da memória, verifique por meio do sistema se todos eles estão funcionando.

Isso é possível ao acessar "Propriedades" utilizando o botão direito em "Meu Computador". Verifique se a quantidade informada de memória RAM é a mesma quantidade instalada. Caso não seja, abra seu computador (desktop) e faça uma limpeza. Este procedimento, aliás, é indicado mesmo que o sistema informe que a memória RAM apresenta a mesma quantidade que você instalou.

Informações Windows

Evite superaquecimento

Um dos principais vilões no aparecimento da tela azul é o superaquecimento de componentes, em especial do processador.

Ao atingir uma temperatura muito alta, seu computador terá o desempenho comprometido. É possível que ele desligue automaticamente sem que exiba a tela azul. Este procedimento consiste na manutenção da integridade de circuitos internos. No entanto, é possível que a tela azul seja exibida e seu computador seja reiniciado.

Uma excelente ferramenta para verificar a temperatura dos componentes de seu computador é o HWMonitor. Caso a temperatura esteja muito elevada é preciso abrir seu desktop e realizar uma limpeza profunda em todos os componentes de hardware, em especial o cooler.

Se nenhum dos procedimentos descritos acima funcionar, talvez seja necessário realizar uma formatação completa de seu sistema. Se você não conseguiu encontrar nenhum arquivo danificado ou componente irregular, será difícil localizar a causa da exibição da tela azul. Faça um backup de seus arquivos e formate seu computador. Lembre-se que se isso não solucionar a aparição da tela azul, o problema estará no hardware e talvez tenha que substituir alguns componentes. Uma vistoria realizada por um profissional de T.I. será de grande utilidade.

Quer mais dicas? Temos outro artigo que lhe ajudará a enfrentar a temida tela azul.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/windows-7/864-o-que-fazer-quando-a-tela-azul-da-morte-der-as-caras-.htmhttps://www.tecnicoamigo.com.br/artigos?name=Tela+azul+no+Windows%3F+Descubra+o+motivo

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.