O que é o Windows To Go?

Por Pedro Cipoli

Rodar um sistema operacional diretamente do pendrive não é nenhuma novidade. O falecido Kurumin, distribuição Linux brasileira baseada no Knoppix, possuia uma versão que cabia em um pen drive lá atrás, em 2003, e ainda é possível encontrar versões do Windows XP, Vista (sim, o "querido" Windows Vista!) e Windows 7 que podem ser instaladas diretamente em discos flash e serem executadas a partir da porta USB em qualquer computador.

O desempenho não é dos melhores, afinal, a capacidade de armazenamento e velocidade de transferência desses dispositivos não é o suficiente para ter uma boa experiência de uso. No caso do Windows 8 a Microsoft lançará uma versão mantida pela própria empresa, comercializando pen drives que já possuem o Windows 8 pré-instalado. Mas o que podemos esperar de diferente nessa nova versão?

Windows To Go

Na verdade, muita coisa. Pela primeira vez, a gigante de Redmond disponibilizará uma variação de seu sistema operacional que será otimizada para ser usada desse modo com o nome de Windows To Go. O grande problema das versões anteriores é que o Windows rodava com todos os seus recursos, sendo pesadas demais para serem executadas em uma conexão USB. Com as devidas mudanças, poderemos ter um Windows 8 portátil de uma forma que realmente possamos confiar.

Por exemplo, o que acontecia quando o pen drive era removido acidentalmente da porta USB? O sistema inteiro travava, muitas vezes jogando fora boas horas de trabalho. Pensando nisso o Windows To Go traz uma funcionalidade interessante: se o pen drive for removido o sistema "congela", ficando carregado na memória durante 60 segundos. Se dentro desse período o dispositivo for novamente inserido, o sistema volta a funcionar normalmente como se nada tivesse acontecido.

Windows To Go

Outra vantagem é o suporte a portas USB 3.0, 10 vezes mais rápidas que o USB 2.0. Assim, é possível fornecer uma velocidade de acesso bem melhor do que um disco rígido convencional. Embora o foco do Windows To Go seja o mercado corporativo, é capaz que este produto faça sucesso entre usuários comuns, já que a praticidade de executar um sistema operacional em qualquer máquina, seja no trabalho, em casa ou faculdade, é no mínimo tentador.

Curioso sobre o Windows to Go? Conte-nos nos comentários!