Conheça a história do 'Bliss', o famoso papel de parede do Windows XP

Por Redação | 11 de Abril de 2014 às 16h25
photo_camera Divulgação

No último dia 8 de abril, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP. O sistema operacional, um dos mais utilizados no mundo todo durante mais de 12 anos, se tornou popular por causa da facilidade e ferramentas multimídia, como suporte nativo a USB e gravador de CD, até então inéditas na época em que foram lançadas.

Outro ícone característico da plataforma é o "Bliss", o papel de parede que vem de fábrica no XP e se tornou padrão do software. A imagem, que mostra uma colina toda verde e o céu azul cheio de nuvens, foi vista por bilhões de pessoas e muita gente deve acreditar que a foto é apenas uma renderização gerada por computadores. Mas a coisa não é bem assim, pois o fotógrafo responsável pela imagem, Charles O'Rear, afirma que ela foi capturada na vida real.

O'Rear conta um pouco de como ele registrou a foto no vídeo "A história por trás do papel de parede que nunca vamos esquecer", publicado pela divisão holandesa da Microsoft. No clipe, que conta a história por trás do desenvolvimento do Bliss, o fotógrafo revela que a imagem foi feita em 24 de junho de 1996 em Napa Valley, ao norte de São Francisco, na Califórnia (EUA). A foto foi tirada usando uma câmera analógica Mamiya RZ67 apoiada em um tripé na estrada. O profissional também utilizou um filme Fujifilm especial.

Ao contrário do que muitos usuários devem imaginar, a imagem não teve manipulação digital, ou seja, não passou por retoques ou mudanças no Photoshop. O'Rear conta que há uma determinada época do ano na região de Napa Valley em que a grama fica muito verde, logo após o período de chuvas intensas. "As chances de encontrar encostas maravilhosas são muito altas. Fiquei mais preparado e alerta", disse.

"Toda sexta à tarde eu visitava minha namorada perto de São Francisco. Durante um dia particular, em janeiro, enquanto dirigia por uma estrada no campo, lá estava o campo. Meu Deus, a grama estava perfeita, o sol brilhando. Não havia nuvens no céu até eu estacionar o carro e ajustar a câmera - foi aí que elas chegaram", afirma. O fotógrafo comenta que bateu a fotografia por volta do meio-dia de uma sexta-feira ensolarada e que o resultado não teria sido o mesmo se tivesse usado uma câmera profissional.

Para quem tem curiosidade se saber como está o local do Bliss atualmente, basta dar uma olhada no Google Street View. A colina é a mesma, mas bem diferente de 1996:

Windows XP Bliss

(Foto: Reprodução/Street View)

Sobre o fim do Windows XP, vale lembrar: o sistema operacional pode continuar sendo utilizado, mas o suporte à plataforma (updates e atualizações de segurança) já deixou de ser oferecido pela Microsoft. Isso significa que os usuários que continuarem com o software estarão mais sujeitos a ataques e falhas de segurança. E você, já atualizou seu sistema?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.